segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O Rádio em Debate: as manhãs do rádio

Hoje estrearemos um novo post aqui em nosso blog. Trata-se do "Rádio em Debate". Falaremos sobre um assunto específico referente ao nosso veículo a nível regional, trazendo um apanhado geral e em seguida abrindo espaço para os comentários dos radionautas. Esses comentários são de livre expressão, desde que não tragam termos ofensivos aos profissionais ou instituições. Eles serão mediados e posteriormente publicados conforme forem chegando.

Primeiro tema: as manhãs do rádio

Tradicionalmente, embora para efeitos de avaliação de audiência o horário nobre do rádio seja o que compreende o horário das 6 da manhã até às 19 horas, as manhãs do rádio são as mais relevantes. Tanto que aqui na região as disputas pela audiência ficam quase restritas ao horário matinal, principalmente o da primeira metade (6h às 9h).

Atualmente temos a Rádio 88 FM que começa com o programa Fato Popular, apresentado por Betinho Albertassi, em substituição ao Programa Dário de Paula que vinha ocupando o horário há mais de vinte anos, tendo sido este o pioneiro em trazer o formato de rádio-serviço para o FM. Depois do Fato Popular, a programação fica a cargo de Régis Oliveira com o Bom Dia 88, com uma programação predominantemente musical, na linha evangélica, que é a base da programação da rádio.


Já na Rádio Mania (91,9), é na parte matinal que fica reservada a grade local da emissora, onde o locutor Rodrigão faz uma programação predominantemente musical, enfatizando a participação dos ouvintes entre as 7 e 11 horas. Em seguida o conhecido radialista Jairo Roberto assume os microfones falando para toda a Rede Mania.

Na 96 FM (96,1), Dário de Paula segue com seu tradicional programa que leva o seu nome, mantendo o formato informação-entrevistas-serviço-humor. Seu programa é transmitido também através da Sul Fluminense AM (1390), que também transmite em cadeia com a 96 o Programa Momentos de Fé com o Padre Marcelo Rossi, logo após o programa do Dário. Às 10h, Mariângela Leal assume os microfones com a programação musical para o público adulto-contemporâneo.


A Sintonia do Vale (98,9) vem passando por diversas reformulações desde a saída de Dário de Paula no início deste ano. Atualmente as apresentadoras Denise Azevedo e Alana Maia dividem os microfones no programa Manhã do Vale das 7h30 às 10h basicamente com notícias gerais. Em seguida o Padre Rafael Duque apresenta o Programa Bom Dia Sintonia, um programa de variedades mais voltado a comunidade católica. Programa este que substitui o Sintonia Total que era apresentado pelo Padre Clésio.

Na Rádio Cidade do Aço FM (103,3), Claudio Chiesse continua com o seu Bom Dia Cidade em um formato parecido com o dos programas Dário de Paula e Fato Popular. No entanto ele tem uma hora a mais que os demais programas, indo ao ar das 6h às 10h. Depois disso a rádio passa a colocar sua grade de programação musical com Alexandre Alves e em seguida Everaldo Vevê.


A Rádio Sociedade FM (104,1) segue apostando na sua tradicional programação musical voltada ao público jovem, com o DJ Lutty até as 11h, mantendo o Happy Days (7h às 8h) e depois o DJ Cão a partir das 11h.

Entre as AMs, a Rádio Sul Fluminense AM (1390) transmite em cadeia com a 96 os programas Dário de Paula e Momentos de Fé, e a partir das 10h o locutor Rafael Moura apresenta o Show da Manhã, levando uma linguagem nova para o AM, mesclando informação e entretenimento.


A Rádio do Comércio traz o Programa das 6h (6h às 8h) com as primeiras notícias do dia além de entrevistas e serviços apresentado por Sebastião Alves. Às 8h entra no ar o tradicional programa Microfone na Rua com Peninha e equipe, trazendo o panorama da região com reportagens ao vivo e variedades. Às 11h começa o programa Antenados que traz informação e entretenimento apresentado por Fabrício Abbud e Matheus Alves.


Após essa pequena resenha com o panorama das manhãs do rádio na região, é hora de você radionauta dar a sua opinião através dos comentários, sobre o que está bom ou o que você gostaria que melhorasse no nosso rádio.

Mãos à obra!!!




9 comentários:

  1. Sou tradicionalista e gosto do dario com as tiradas do Sergio Luiz. Uiara faz falta no meio dessa turma. O Betinho ainda tá cru e acho que o Claudinho nunca vai pegar o bonde da historia. o resto é coadjuvante.

    ResponderExcluir
  2. Sinto falta do "chato" do Uiara e acho que ele deve ir para a Sintonia do Vale.
    O Dario é tradição mas tem muitos comerciais. Atualmente estou assíduo com o Sebastião Alves na Comércio.
    Ricardo Gomes tricolor da Vila Mury.

    ResponderExcluir
  3. Muitos falam só de dário e betinho, mas o Peninha da comércio é um bom comunicador. O programa dele com certeza é um dos mais ouvidos.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o radio na região está muito aquem de outros centros, principalmente o interior paulista e de Minas. No entanto já dá pra perceber algumas pequenas mudanças como essa dança de cadeiras de 88, 96 e Sintonia embora a rádio catolica esteje com uma programação bem fraquinha. Até as AM deram uma movimentada com a Sul Fluminense e a nova programação com o Dario de Paula, o Rafael e o Carlos Samuel. A comércio também tem uma boa programação. Só acho q de vez em quando as radios tinham q dar uma mexida nos programas e quadros pq fica muito repetitivo sempre a mesma coisa. Obs.: meu comentário no post anterior não foi publicado. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. comercio e a melhor luiz fernando

    ResponderExcluir
  6. O rádio realmente está melhor de uns tempos para cá, a venda da Sul Fluminense foi muito boa e deu novo oxigênio as manhãs do Dario continua embativel, ninguém tem o carisma que ele tem,mas logo após o Padre Marcelo ,com todo o respeito,é como radialista um ótimo pade e deveria continuar se dedicando a lgreja.O Moura foi um acerto e como Peninhá na Comércio alegram nossa manhã. Quanto ao Uiara a tarde, tinha mesmo que pedir o boné, falar de novela,horóscopo ,fofocas e receita não é nem nunca foi a praia dele, é uma afronta ao melhor comunicador e debatedor politico do Sul do estado, um cara antenado com o Brasil e o Mundo nunca poderia aceitar um programa deste Parabéns pela decisão.

    ResponderExcluir
  7. pode se dizer que o rádio na regiao vem melhorando, mas ainda esta engatinhando, como nosso amigo disse acima, esta mto atras de do interior de minas e SP, mas agente xega la.

    ResponderExcluir
  8. A região não se resume ao eixo BM-VR. Gostaria de saber sobre programas jornalísticos e de variedades nas rádios de Barra do Piraí (a Sintonia não conta), Valença, Vassouras, Resende, etc...

    ResponderExcluir
  9. A transmissão da rádio do comércio é péssima. Estou sendo obrigado a ouvir o Programa das 6 pelo site. Gosto muito do Dário em geral mudo para a Sul Fluminense FM quando vai dando 8 horas. Depois das nove horas vou trabalhar.

    Robertão Vila

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.