quarta-feira, 23 de julho de 2014

Venda da Resende FM é confirmada

Após um período de intensas negociações, finalmente foi concretizada a venda da Rádio Resende FM (90,5). A negociação, no entanto, não envolve a Resende AM, que permanecerá com o atual proprietário, até mesmo por conta do processo de migração para o FM.
O empresário e deputado Edson Albertassi adquiriu a emissora e deverá assumir em breve. A idéia, conforme dito anteriormente. é reproduzir em rede o programa Fato Popular, mantendo programação local no restante da programação. Inclusive já vai começar a ser preparada essa equipe nos próximos dias. A programação da rádio terá a mesma linha da Rádio 88 FM, com conteúdo evangélico.

Preferência
Ao contrário do que foi dito aqui no Blog em post anterior, a administração atual da rádio teria feito questão de fechar negócio com Albertassi, em detrimento de outros grupos que também chegaram a fazer propostas para adquirir a rádio, como o caso de Celso Portioli.

Novos equipamentos
A Rádio 88 já se prepara para o projeto de expansão. Nessa semana estarão sendo instalados novos modelos de microfones e aparelhos de modulação, compressão e amplificação, em busca de uma melhor qualidade sonora. 

Ps.: Por não termos uma atividade comercial com este blog, ao contrário dos periódicos e afins que necessitam a todo instante de notícia e furo para se manterem no mercado, nós funcionamos como um espaço democrático e honesto de difusão de idéias a respeito do rádio e TV da região. Dizer que respeitei a fonte, foi apenas uma forma de dizer que não dependemos disso aqui para sobreviver nessa selva de pedra da informação. Com a velocidade das mídias digitais hoje em dia, o furo é quase uma peça obsoleta e estamos aqui apenas humildemente em um ampliado grupo de amigos radialistas e simpatizantes falando sobre o dia-a-dia do nosso amado rádio, colocando um ponto de vista próprio e comum ao meio.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Sintonizando 19

Deu no Foco Regional
Duas informações do meio radiofônico foram destaque na coluna Poucas e Boas do Jornal Foco Regional dessa semana. A primeira delas fala sobre a possível venda de duas emissoras do Sistema Sul Fluminense de Comunicação: Sul Fluminense AM e 96 FM a um grupo evangélico. No entanto, segundo o próprio jornal, o proprietário das referidas emissoras, Dr. Feres Nader, nega veementemente a informação.

Resende AM e FM
A outra informação na mesma coluna do jornal, fala da possível venda das rádios Resende AM e FM ao empresário e deputado Edson Albertassi. A idéia seria transmitir a atual "menina dos olhos" da programação - O Programa Fato Popular - em rede. O restante da programação seria local. Este blog já dispunha dessa informação desde o final de semana, mas não divulgou a pedido da fonte, já que a mesma nos passará todas as informações concretas em primeira mão, assim que o negócio for oficializado.

Crise
Um dos motivos da venda, segundo se comenta nos bastidores, é de que as emissoras vinham atravessando uma grave crise financeira. Segundo informações extra-oficiais, alguns funcionários estariam há sete meses sem receber salários. Informação não confirmada pela emissora.
Há quem diga ainda que o grupo responsável pela rádio não gostaria de vender as emissoras a um grupo evangélico mas, diante da situação, a negociação parecia inevitável.

Radios.com.br
Após a divulgação dos resultados através do site especializado Rádios.com.br, traçando uma espécie de perfil de audiência das rádios da região na internet, muitas pessoas questionaram o resultado. Vale destacar que os números são frutos de acessos dos usuários através das plataformas oferecidas pelo site, tanto para PC quanto para smartphones e tablets (aplicativo RadiosNet). Certamente que quando surgirem outros índices devidamente comprovados, apresentando outros números, nós iremos divulgar aqui no blog.


sábado, 19 de julho de 2014

Ranking de Audiência em Rádios.com

Como muita gente conhece, o site radios.com.br é um dos maiores portais brasileiros de rádio na internet. Atualmente temos 31 emissoras do Sul Fluminense cadastrada nele, permitindo que usuários de computadores, notebooks, celulares ou tablets possam acessar as rádios através de sua plataforma.
Mensalmente o nosso blog irá reproduzir o ranking de visitações de cada uma das rádios cadastradas. Nessa primeira amostra, apresentamos o ranking do mês de junho/2014, onde determinamos alguns filtros como ranking geral, ranking por cidade e tipo de estação. Confira:

Emissoras como 101 FM e Sociedade AM (Volta Redonda), além das webs BSide, Unifoa, UBM e Positivaweb não aparecem no cadastro do site.
 
Ranking Geral

1 88 FM Volta Redonda 2820
2 Comércio AM Barra Mansa 1026
3 Mania FM Volta Redonda 1003
4 Costazul FM Angra dos Reis 984
5 Agulhas Negras AM Resende 915
6 W-Music Funk Paraíba do Sul 912
7 Sociedade FM Barra Mansa 907
8 Cidade do Aço FM Volta Redonda 840
9 96 FM Barra Mansa 812
10 Sul Fluminense AM Barra Mansa 778




Volta Redonda

1 88 FM Volta Redonda 2820
2 Mania FM Volta Redonda 1003
3 Cidade do Aço FM Volta Redonda 840
4 Kairós FM Volta Redonda 670
5 Mix FM Volta Redonda 489




Barra Mansa

1 Comércio AM Barra Mansa 1026
2 Sociedade FM Barra Mansa 907
3 96 FM Barra Mansa 812
4 Sul Fluminense AM Barra Mansa 778




Resende

1 Agulhas Negras AM Resende 915
2 Real FM Resende 301
3 Resende FM Resende 208
4 Resende AM Resende 169
5 Colônia FM Resende 135




Angra dos Reis

1 Costazul FM Angra dos Reis 984
2 Positiva FM Angra dos Reis 274
3 Sara Brasil FM Angra dos Reis 244




Barra do Piraí

1 Sintonia do Vale FM Barra do Piraí 599
2 Barra do Piraí AM Barra do Piraí 535
3 RBP FM Barra do Piraí 322




Paraíba do Sul

1 W-Music Funk Paraíba do Sul 912
2 W-Music Pagode Paraíba do Sul 623
3 W-Music Rap Paraíba do Sul 356
4 W-Music Sertanejo Paraíba do Sul 300
5 Clube AM Paraíba do Sul 206




Três Rios

1 Jovem Pan FM Três Rios 764
2 Cristomania Três Rios 698
3 107 FM Três Rios 644
4 Três Rios AM Três Rios 201
5 Vip Gospel Três Rios 116




Emissoras FM

1 88 FM Volta Redonda 2820
2 Mania FM Volta Redonda 1003
3 Costazul FM Angra dos Reis 984
4 Sociedade FM Barra Mansa 907
5 Cidade do Aço FM Volta Redonda 840




Emissoras AM

1 Comércio AM Barra Mansa 1026
2 Agulhas Negras AM Resende 915
3 Sul Fluminense AM Barra Mansa 778
4 Barra do Piraí AM Barra do Piraí 535
5 Clube AM Paraíba do Sul 206




Webradios

1 W-Music Funk Paraíba do Sul 912
2 Cristomania Três Rios 698
3 W-Music Pagode Paraíba do Sul 623
4 W-Music Rap Paraíba do Sul 356
5 W-Music Sertanejo Paraíba do Sul 300




Comunitárias/Alternativas FM
1 Kairós FM Volta Redonda 670
2 Mix FM Volta Redonda 489
3 Nova Sertaneja FM Volta Redonda 484
4 Nova Dimensão FM Volta Redonda 285
5 Positiva FM Angra dos Reis 274






















































































































































































































































































quinta-feira, 17 de julho de 2014

Sintonizando 18

Novo time em VR
Tem causado certo alvoroço na mídia esportiva, a chegada do novo clube de futebol em Volta Redonda: o Atlético Real. A visão estratégica do clube é audaciosa - chegar a elite do futebol carioca em três anos. No entanto, na última semana foi divulgado que haveria uma entrevista coletiva com a imprensa para falar sobre o surgimento do novo clube, além de um amistoso contra o (pasmem) Boca Juniors da Argentina. Ambos não aconteceram.

Novo transmissor
Agora é pra valer. Segundo a direção da Rádio Sintonia do Vale (99,3), até o final do ano finalmente chegarão os novos transmissores que farão com que a emissora otimize o seu sinal na região. Muita gente reclama do sinal em alguns bairros de Volta Redonda e grande parte de Barra Mansa. Essa melhoria poderá inclusive influenciar nas futuras pesquisas de audiência de rádio na região.

Flexibilização
A Comissão Mista criada para analisar a MP 648/14, que trata da flexibilização da transmissão da Voz do Brasil, votou nesta quarta-feira, 16, o relatório do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) para flexibilizar de maneira permanente o programa entre 19h e 22h. Ferraço considerou positiva a experiência da medida durante a Copa do Mundo. Para o relator, a flexibilização em apenas três horas aumentará a exposição do programa  e dará aos meios de comunicação autonomia para trabalhar as necessidades dos seus ouvintes e respeitar as especificidades locais e regionais.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Sintonizando 17

Rastreando
O Blog está se preparando para realizar a sua primeira pesquisa de audiência de rádio na região. A idéia é fazer três tipos de amostragens, cruzando seus dados, sendo elas: via telefone, via rede social e entrevistas domiciliares. A primeira etapa da pesquisa seria realizada em Volta Redonda e Barra Mansa. A segunda em Barra do Piraí, Valença e Piraí, a terceira etapa em Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real e a quarta etapa em Angra dos Reis, Parati e Rio Claro. Nas entrevistas serão priorizadas perguntas sobre emissoras e programas de rádios ouvidos e plataformas utilizadas para ouvir rádio. A previsão é que o trabalho seja finalizado até janeiro do ano que vem.

RBP FM
A RBP FM 89,9 de Barra do Piraí - RJ , está recebendo pilotos para análise de novos locutores, para vaga de diarista e folgador, com preferência para voz Feminina, Pilotos e informações  em radiorbpfm@gmail.com

Fala Rosinha
O Deputado Federal Antony Garotinho teve que se afastar de seu Fala Garotinho por conta da Lei Eleitoral, uma vez que é candidato ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, mas não largou o valioso espaço na sua polêmica cadeia de rádios (que conta inclusive com rádios comunitárias, o que é proibido por lei). Agora quem comanda o programa é sua esposa, a ex-governadora Rosinha Garotinho. Com isso, o programa passou a se chamar "Fala Rosinha", mas o formato é o mesmo, onde pode se perceber uma espécie de caricatura de programas popularescos, com sorteios de brindes e participação dos ouvintes.

Melodia na ponta
Desde março deste ano a Rádio Melodia FM do Rio de Janeiro vem ampliando sua liderança no ranking do Ibope carioca. A liderança, que durante anos foi dominada pela FM O Dia, está cada vez mais dominada pela emissora evangélica. Pelo que se comenta, esse domínio deve ser ampliado para todo o estado. Quem viver verá (ou melhor, ouvira).

Em algum lugar do passado
Toda sexta-feira iremos contar histórias que marcaram o rádio na região. Semana que vem estreamos esse espaço contando a história da extinta Rádio 101 FM de Volta Redonda. Se você tiver alguma história interessante sobre o rádio da região, mande para nós: studiovivavoz@hotmail.com



quinta-feira, 10 de julho de 2014

Sintonizando 16

Confirmado?
Há quem garanta que o assunto que abordamos aqui no último post sobre a possível venda de duas emissoras da região já está concretizado. Pelas informações, o grupo evangélico assumiria somente no início de 2015.

Whatsapp do Blog
Quer participar do nosso grupo de discussão de idéias no whatsapp? Então add aí 97402-7510 ou deixe o seu aqui em comentários. Espaço também para sugestão de pauta.

Novo Site da Real
O novo portal da Rádio Real FM até traz algumas novidades interessantes e um colorido mais vibrante, mas peca especialmente no seu cabeçalho, o cartão de visitas do site. A empresa que desenvolveu o site tem uma propaganda que aparece mais que a própria logo da rádio. Deveriam repensar isso.

Só pra constar...
A Voz do Brasil de terça-feira (dia da tragédia do Brasil contra a Alemanha) não mencionou uma vírgula sobre a derrota da seleção. Tal estratégia contrariou o que vinha acontecendo após os outros jogos, onde a equipe da EBC Serviços montava grandes esquemas de transmissão ao vivo, repercutindo as vitórias brasileiras.


segunda-feira, 7 de julho de 2014

Sintonizando 15

Vendidas
Surge com toda força a informação de bastidores que dá como certa a concretização da venda de pelo menos duas importantes emissoras de rádio da região a um grupo evangélico. Se essa informação se confirmar haverá sérias transformações no veículo rádio da região nos próximos meses. A conferir.
 
Enquanto isso...
O mercado radiofônico regional está em um marasmo tão grande que nem a Rádio Mania, que surgiu com todo gás no ano passado está sendo falada. Existe uma conversa de que estaria reservada uma boa grana para trabalhar futuras ações promocionais da emissora. Vamos ver.
 
Discórdia FC
Ocorre um fato pitoresco na imprensa esportiva barra-mansense quando o assunto é o acesso do Barra Mansa a elite do futebol carioca. Existe uma parte que está feliz da vida já que se trata de uma conquista histórica não só para o clube, mas para todo o município. Já uma outra parcela, por suas mais diversas razões, está torcendo o nariz para a ascensão do Leão do Sul. Há quem diga que tem a ver com política.
 
Por outro lado...
Os jogadores do Barra Mansa foram dispensados por não terem atividades programadas para os próximos meses. A preocupação é o planejamento para o ano que vem. Com a palavra, a diretoria do Leão.
 
Webradio
A Positivaweb, mais nova webradio da região, promete para o dia 21 de julho, ao meio-dia, o lançamento da sua programação oficial. A rádio, que já está no ar experimentalmente há cerca de dois meses, está preparando uma programação jovem e diversificada, além de interagir com os ouvinte através de redes sociais e até o whatsapp. A Positiva terá programas como Vitrolão (flash-backs), 10 da Hora (hit parade), Território Nacional (pop rock brasileiro), Ouvido Eletrônico (dance music), Relax (lentas internacionais) e 60 Minutos (musicas sem intervalo). Haverá ainda espaço para teasers jornalísticos com Direto da Redação (notícias gerais), Positiva Web Sports (notícias esportivas), Positiva News (notícias musicais) e Cinema é com P (dicas de cinema).