sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Duas pesquisas de audiência aparecem com resultados diferentes na região.

Em setembro deste ano foram realizadas duas pesquisas de opinião pública na região para saber o termômetro dos ouvintes quanto aos programas de rádio que tem ouvido. Somente agora os resultados foram divulgados.
 
Em pesquisa realizada pelo Instituto MIND na cidade de Volta Redonda, a pergunta foi sobre o radialista mais ouvido e confiável segundo os ouvintes. Entre os entrevistados, 25% responderam Dário de Paula (Sintonia do Vale FM), enquanto 9% disseram preferir Betinho Albertassi (88 FM). Em terceiro aparece Cláudio Chiesse (Cidade do Aço) com 7%, seguido de Uiara Araújo (Sul Fluminense) com 2%.

 
Já o instituto GPP realizou a pesquisa nas cidades de Volta Redonda e Barra Mansa e perguntou sobre o programa mais ouvido entre os entrevistados. O mais citado nesta pesquisa foi o Programa Fato Popular, apresentado por Betinho Albertassi (88 FM) com 25,4%, seguido do Programa Dário de Paula com 20,8%. Na terceira posição aparece o Programa Uiara Araújo (Rádio Sul Fluminense) com 11,1% e em quarto o Programa Bom Dia Cidade com Cláudio Chiesse (Rádio Cidade do Aço) com 9,4%.
 
 
Como as pesquisas foram realizadas em universos diferentes, a diferença se justifica e abre margem para algumas considerações:
- O nome de Dário de Paula segue com muita força na cidade de Volta Redonda, mesmo após a mudança de emissora. Isso demonstra uma consolidação de seu nome operando na Sintonia do Vale.
- Com a dificuldade de sinal da Sintonia do Vale alcançar outras praças além de Barra do Piraí, Pinheiral e Volta Redonda, seu nome acaba perdendo força já no município de Barra Mansa;
- Por sua vez, o programa de Betinho Albertassi parece, com esses resultados, preencher essa lacuna onde o sinal da Sintonia do Vale não alcança, uma vez que a Rádio 88 FM possui uma uniformidade em seu sinal na maioria das cidades da região;
- Apesar de aparentemente fora da disputa central, Uiara Araújo ainda demonstra que tem bastante penetração, principalmente no mercado de Barra Mansa, onde atua diretamente. Cláudio Chiesse apresenta um percentual ligeiramente parecido em ambas amostragens.
- Existe uma grande lacuna entre esses radialistas/programas e os números de citações de outros programas. Nomes como Régis, Padre Clésio, Peninha, Dário Ferreira e Alessandra Damásio também são citados, mas com frequência bem inferior aos quatro principais.
 
Nenhuma das duas pesquisas apresentou a margem de erro de seus números.

 
 
 

Um comentário:

  1. A resposta da sua indagação é simples, na pesquisa Mind a pergunta não foi "qual radialista você mais ouve e confia" e sim: "qual radialista tem mais credibilidade". Fato esse que aponta o Dário a frente, logo por conta de seus 25 anos de mercado. Mas não significa que ele seja o mais ouvido. A mudança da pergunta em sua divulgação pode até caber processo, já que pesquisas são registradas como fidedignas a opinião pública. Sugiro postas ambas pesquisas reais e mostrar o parâmetro fiel.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.