terça-feira, 22 de julho de 2014

Sintonizando 19

Deu no Foco Regional
Duas informações do meio radiofônico foram destaque na coluna Poucas e Boas do Jornal Foco Regional dessa semana. A primeira delas fala sobre a possível venda de duas emissoras do Sistema Sul Fluminense de Comunicação: Sul Fluminense AM e 96 FM a um grupo evangélico. No entanto, segundo o próprio jornal, o proprietário das referidas emissoras, Dr. Feres Nader, nega veementemente a informação.

Resende AM e FM
A outra informação na mesma coluna do jornal, fala da possível venda das rádios Resende AM e FM ao empresário e deputado Edson Albertassi. A idéia seria transmitir a atual "menina dos olhos" da programação - O Programa Fato Popular - em rede. O restante da programação seria local. Este blog já dispunha dessa informação desde o final de semana, mas não divulgou a pedido da fonte, já que a mesma nos passará todas as informações concretas em primeira mão, assim que o negócio for oficializado.

Crise
Um dos motivos da venda, segundo se comenta nos bastidores, é de que as emissoras vinham atravessando uma grave crise financeira. Segundo informações extra-oficiais, alguns funcionários estariam há sete meses sem receber salários. Informação não confirmada pela emissora.
Há quem diga ainda que o grupo responsável pela rádio não gostaria de vender as emissoras a um grupo evangélico mas, diante da situação, a negociação parecia inevitável.

Radios.com.br
Após a divulgação dos resultados através do site especializado Rádios.com.br, traçando uma espécie de perfil de audiência das rádios da região na internet, muitas pessoas questionaram o resultado. Vale destacar que os números são frutos de acessos dos usuários através das plataformas oferecidas pelo site, tanto para PC quanto para smartphones e tablets (aplicativo RadiosNet). Certamente que quando surgirem outros índices devidamente comprovados, apresentando outros números, nós iremos divulgar aqui no blog.


7 comentários:

  1. Triste fim para as rádios Resende... Cadê o Celso Portiolli? Cadê os outros grandes grupos de comunicação do Brasil (Band, Transamérica, Antena 1, JP etc)??????? Ninguém quer investir na região mais industrializada do Rio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De que adianta ter fábricas se não tem cidade nem população? Resende ainda é um vazio demográfico, sendo que a conurbação VR-BM é metade da população do Vale Fluminense inteiro, contando de Itatiaia a Três Rios, e quem ouve rádio são as pessoas, não as fábricas.

      Excluir
  2. Não é verdade, pois outros grupos já tentaram adquirir a Resende AM FM e não conseguiram, dentre eles Universal, Ótima, Associados, um forte grupo Paulista etc... E será que o Sr. Edson Albertassi tem grana p/ isso? Pois quando da compra da 88 FM ele prometeu pagar em dez vezes e deu canseira no pessoal da RPC FM que era proprietário da rádio

    ResponderExcluir
  3. Este blog tem cada uma... Dizer que não deu uma notícia a pedido da fonte é piada. E ainda dizer que a fonte vai dizer quando o negócio for concluído. Esta fonte do blog está atrasada.
    O negócio já foi concluído. E aqui para vocês apurarem: o deputado Edson Albertassi comprou a rádio Resende FM sem dar dinheiro para os atuais donos. Ele apenas assumiu as dívidas da emissora. E ainda, todos os funcionários estão sendo demitidos.
    Corre atrás para dar a notícia em primeira mão ou então assuma que tomou furo.

    ResponderExcluir
  4. É no mínimo estranho essa notícia da venda. A Resende AM pediu a migração para FM e caso seja aprovada, a emissora terá que investir na troca de todos os equipamentos além de ter que pagar a diferença entre os canais da AM para FM e o pagamento tem que ser feito numa única parcela para o governo. Para quem está numa grave crise e com salários atrasados é muito estranho. Vamos ver no que dá tudo isso.

    ResponderExcluir
  5. Por não termos uma atividade comercial com este blog, ao contrário dos periódicos e afins que necessitam a todo instante de notícia e furo para se manterem no mercado, nós funcionamos como um espaço democrático e honesto de difusão de idéias a respeito do rádio e TV da região. Dizer que respeitei a fonte, foi apenas uma forma de dizer que não dependemos disso aqui para sobreviver nessa selva de pedra da informação. Com a velocidade das mídias digitais hoje em dia, o furo é quase uma peça obsoleta e estamos aqui apenas humildemente em um ampliado grupo de amigos radialistas e simpatizantes falando sobre o dia-a-dia do nosso amado rádio, colocando um ponto de vista próprio e comum ao meio. Pedimos desculpas ao anônimo que se sentiu prejudicado ao assumir uma postura agressiva contra o blog, uma vez que não foi essa a nossa intenção.

    ResponderExcluir
  6. Tão honesta é a afirmação do blog, que fizemos questão de citar o nome do jornal que fez a publicação do tal furo. Aliás, vejo o Foco como uma das únicas (e boas) fontes de informação quando o assunto é o rádio na região.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.