sexta-feira, 22 de março de 2013

Sintonia do Vale de novo transmissor

No fim da tarde desta sexta-feira (22), a Rádio Sintonia do Vale FM finalmente colocou em funcionamento seu novo transmissor. Com capacidade de 5 kilowatts de potência. o novo equipamento deve aumentar em cerca de 60% o alcance da emissora, otimizando o sinal em cidades como Volta Redonda, Barra Mansa e Barra do Piraí, além de alcançar outras cidades mais distantes.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Clipping 29

Transmissor chegando
O próprio Dário de Paula falou em seu programa essa semana, confirmando o que este blog já havia dito, que a Rádio Sintonia do Vale está trocando os seus equipamentos de transmissão para mais novos e potentes. Na verdade é uma expectativa grande das pessoas, uma vez que o sinal da 88 atualmente é muito superior ao da 99,3 e muitos ouvintes fiéis de Dário tem tido dificuldade de encontra-lo no dial e acabam se acostumando com o Fato Popular de Bentinho Albertassi.

Exemplo a ser seguido
O Governo do Uruguai fechou 74 rádios comunitárias em todo o país pois utilizavam as emissoras para pregação religiosa, o que fere a legislação do país. Esse exemplo bem que poderia ser seguido aqui no Brasil, uma vez que a nossa legislação de rádios comunitárias também não permite o proselitismo religioso e nem político. Só que os dirigentes de várias dessas emissoras seguem transgredindo leis impunemente. Até quando?

Jovem Pan Rio é do Latino
Recentemente o cantor Latino tornou-se sócio da Rádio Jovem Pan do Rio de Janeiro (102,9). Já há quem diga que o artista não terá problemas em emplacar suas músicas, ao menos na sua própria emissora.

Onde há fumaça...
Desde o início do mês tem se especulado nos bastidores que Eike Batista e José Bonifácio Sobrinho, o Boni, estariam com conversas adiantadas para adquirir a Rede TV. Se isso for verdade, emissoras como Globo e Record podem colocar suas barbinhas de molho. É sabido que Boni foi o cérebro do que se convencionou chamar de Padrão Globo de Qualidade, que ajudou a consolidar a "vênus platinada" como líder absoluta de audiência nos últimos 40 anos. Sem contar que Eike Batista tem dinheiro de sobra para entrar nessa aventura.

Novo layout
Em abril estaremos lançando um novo layout do nosso bloguinho. Esperamos que gostem.

Anatel recebe primeiro analisador de espectro em tempo real
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu na quarta-feira, dia 13 de março, o primeiro dos 13 analisadores de espectro em tempo real. O objetivo da aquisição é equipar e capacitar a agência para gestão, monitoração, controle e fiscalização de uso do espectro radioelétrico, incluindo garantias, para operação durante os grandes eventos internacionais, como Copa do Mundo, Olimpíadas e Paraolimpíadas. O equipamento vai permitir o incremento na detecção de sinais provenientes de fontes não outorgadas, mesmo que os sinais variem rapidamente de freqüência e tenham curta duração. Por meio dele também será possível identificar interferências nas operações de sinais outorgados e melhor documentar as medições para elaboração de laudos. Além do analisador em tempo real, o aparelho ainda combina analisadores de sinais e de espectro de varredura, com todas as funções usuais. O equipamento também permite a automação da detecção de sinais não outorgados ou outorgados que excedam algum parâmetro legal e a análise de sinais presentes em todas as faixas outorgadas pela Anatel.
 FONTE: Anatel

segunda-feira, 18 de março de 2013

Clipping 28

Futebol para todos os gostos
Ultimamente as rádios da região tem apresentado um grande leque de opções quando o assunto é futebol. Tem sido assim com a Sul Fluminense AM, que já mantem uma tradicional equipe esportiva e também com a Rádio do Comércio, que fortaleceu sua equipe de uns tempos pra cá, acirrando a disputa entre as duas emissoras de Barra Mansa. Enquanto a 1390 trouxe de volta o veterano Manuel Alves recentemente, além de contar com os consagrados Oscar Nora, Carlos Estevam e Gilson Marciano, a Rádio do Comércio aposta em Jota Farah, José Roberto Mendonça, da revelação Marcelo Ferreira além de algumas incursões de Dário de Paula. A equipe comandada por Edinho Silva tem levado ligeira vantagem, principalmente porque dispõe atualmente de duas plataformas de transmissão: A própria 1390, além da 96 FM. Já a equipe de Sérgio Luís vai buscando seu espaço contando com o talento de seus integrantes, apesar do sinal da emissora não ajudar muito.
Existe ainda uma opção de fora: a Bradesco Esportes (91,1) chega com o sinal em ótimas condições nas cidades de Volta Redonda e Barra Mansa, além de contar com uma equipe de peso comandada pelo "garotinho" José Carlos Araújo.

Falando nisso...
Dário de Paula já se prepara para narrar a final da Copa Rio Sul de Futsal em sua 21a. edição. A partida será no dia 13 de junho e transmitida ao vivo para toda região pela TV Rio Sul. Estaria ele usando a Comércio como laboratório para tal empreitada?

Fora do ar
Nesta segunda-feira (18) o programa Dário de Paula não foi ao ar pela Rádio Sintonia do Vale, uma vez que a emissora esteve fora do ar durante quase todo o dia. A direção da rádio promete já para os próximos meses uma série de equipamentos novos, incluindo transmissores e até geradores de energia em caso de apagões de eletricidade, comuns naquela região do Complexo Califórnia. A equipe do DP aguarda ansiosamente essas mudanças...

Histórias do rádio
Essa quem me contou foi o colega e confesso leitor deste humilde blog, o jornalista Oscar Nora: uma vez a equipe de esportes faria a transmissão de uma partida do Voltaço que se realizaria em Goiânia. Coube ao repórter Hilder Alves a missão de comunicar ao narrador J. Farat que eles iriam de avião até a cidade pantaneira. Hilder ainda sugeriu que Farat comprasse um terno, já que tratava-se de uma ocasião especial: eles iriam de avião. No dia da peleja, Hilder chegou até a casa de Farat com seu velho Fiat modelo 147 buscar o narrador dizendo que eles iriam até o aeroporto no simpático veículo. Quando Hilder tomava a Dutra em direção à São Paulo, Jota questionou, no que de pronto ele respondeu que o aeroporto de partida seria justamente o de São Paulo e não o do Rio. A certa altura da viagem porém, veio o grande golpe: Hilder parou o "carango" e teria simulado uma conversa ao telefone público. Quando voltou ao carro, disse ao Jota que o vôo teria sido cancelado e que eles teriam que ir para Goiânia no "fiatizinho" mesmo. Farat questionou a capacidade do carro, no que Hilder afirmou que o veículo aguentaria, já que de São Paulo a Goiânia "seria um pulo" e assim eles foram. Seria cômico não fosse trágico se, há cerca de 80 quilômetros da cidade, o intrépido veículo não tivesse capotado e deixado os dois profissionais cheios de lama e com as roupas rasgadas. E foi assim, sujos e "p... da vida" que eles fizeram a transmissão da partida. À época, fora o susto, os dois não sofreram mares maiores.

Parabéns
Ao colega Edinho Silva, completando mais uma primavera e rodeado pelos companheiros de bancada da Rádio Sul Fluminense AM, confraternizando por conta da data especial e aguardando o início do programa Tribunal Esportivo, que vai ao ar toda segunda-feira às 20 horas, com a análise do que de melhor aconteceu na rodada esportiva do fim de semana. Da esquerda para a direita à partir do alto: Heleno Santos, Carlos Samuel, Giba, Gilson Marciano, Edinho Silva e Oscar Nora.


sábado, 16 de março de 2013

Moradores reclamam de interferência da Rádio PV

Alguns moradores do bairro Retiro em Volta Redonda, mais precisamente os que residem próximos à Rádio Projeto Vida FM (95,3), têm reclamado constantemente da interferência do sinal da emissora em canais de televisão e até mesmo em serviços de telefonia. Um morador que não quis se identificar disse que inclusive fez uma denuncia junto a Anatel para que a emissora fosse vistoriada já que, toda vez que ele tenta utilizar o serviço de rádio de seu aparelho celular, é possível ouvir nitidamente músicas tocando. Ao procurar a estação no dial de seu aparelho de som, identificou a frequência 95,3 como a que emite este sinal. Além disso, desde que a rádio começou a funcionar no início do ano, os moradores tem tido dificuldade de assistir a alguns canais de televisão por conta de constantes interferências.

Aparelhagem desregulada
Quando esse fenômeno acontece, geralmente é porque a emissora está funcionando com equipamentos de transmissão desregulados. Pode ser tanto o transmissor que está "espalhando frequência" ou a antena transmissora que está em desacordo com o transmissor. A montagem de um projeto técnico prévio e a aquisição de equipamentos homologados pela agência reguladora ajudam a evitar esse tipo de transtorno.

Polêmica
Desde que entrou no ar em janeiro, a Rádio Projeto Vida vem enfrentando diversas polêmicas, uma vez que, segundo afirmam, a emissora não teria autorização de funcionamento e estaria se sustentando sob um documento onde a associação mantenedora da rádio solicitou à Anatel um pedido de reserva do canal para fins educativos e que deverá passar por um processo licitatório futuramente.
Segundo o homem que denunciou a rádio à Anatel, ele teria sido informado que a emissora em questão não consta do cadastro das emissoras regulamentadas junto ao órgão, seja comercial, educativa ou comunitária, portanto enquadrada como rádio clandestina (ou pirata).

quinta-feira, 14 de março de 2013

Briga boa no ar


É sabido por todos que acompanham esse blog que nos últimos dias o mercado radiofônico está extremamente agitado por conta das recentes mudanças envolvendo principalmente o veterano Dário de Paula e a jovem revelação Betinho Albertassi.
Enquanto Dário saiu da Rádio 88, onde passou 20 anos de sua carreira, para apostar no novo projeto da Rádio Sintonia do Vale FM 99,3, Betinho aproveitou a brecha que faltava para ocupar o espaço deixado pelo DP e emplacar de vez o seu Fato Popular na emissora de seu tio, o Deputado Edson Albertassi.
O que se comenta nos bastidores do rádio é que muitas pessoas que eram ouvintes de Dário de Paula ainda encontram dificuldades para encontra-lo no Dial. A Sintonia do Vale ainda utiliza alguns equipamentos de transmissão da antiga Califórnia FM apresentando grande deficiência de sinal em várias áreas da região, inclusive na cidade de Volta Redonda (centro de atuação comercial de Dário de Paula). Sem contar que um processo de migração de frequência deve ser amplamente divulgado, já que muitas pessoas mantém o aparelho já programado em determinada estação e geralmente encontram dificuldades de migrar para outra estação.
Enquanto isso, o programa Fato Popular, aproveitou-se imediatamente do nicho deixado por Dário de Paula  na emissora evangélica, ocupando um espaço privilegiado e com uma estratégia agressiva de fidelizar os ouvintes que ainda estão "perdidos" no dial por conta das mudanças. Betinho ainda aproveita a expertise que adquiriu durante os anos em que trabalhou na produção do próprio Dário de Paula, para alavancar o seu programa. 
Na semana que antecedeu as mudanças, já era possível observar o clima de guerra fria que se instalava entre os dois programas, dadas as falas de um e de outro, muitas vezes com boa dose de humor e ironia.
No dia de sua estréia na Sintonia, Dário fez questão de fazer uma fala politicamente correta, agradecendo a oportunidade dada por Edson Albertassi nesses últimos 20 anos em que esteve a frente dos microfones da 88 FM, além de saudar o ex-colega de programa Betinho pela nova empreitada, afirmando que a concorrência saudável e profissional é fundamental para oxigenar o veículo rádio.
Comenta-se ainda que os departamentos comerciais e de produção de ambos os programas estão em grande alvoroço em busca de melhor fatia do bolo comercial e de audiência na região, cada qual com seu dilema.
O Fato Popular vai buscando ocupar todos os espaços possíveis de mídia para consolidar a marca do programa, que ainda é muito recente na região e terá dificuldades para emplacar em possíveis pesquisas de opinião pública (esse fator é fundamental já que por aqui não são feitas pesquisas no modo "people metter" e sim por citação).  Consolidar a marca fortalece o nome do produto junto ao público e, por tabela, atrai agências e anunciantes.
Já a "trupe" do Programa Dário de Paula segue ansiosa à espera das melhorias no sinal da rádio, além de estarem divulgando ostensivamente a nova frequência. Apesar das dificuldades, ao menos por enquanto, Dário de Paula vai se valendo de seu prestígio para manter fidelizados os seus tradicionais parceiros comerciais.
É importante dizer ainda que os dois não estão sozinhos nessa disputa direta por audiência e publicidade. Seguem ainda Cláudio Chiesse com o seu já consolidado Bom Dia Cidade (103,3) e, correndo por fora, aparece o também veterano Uiara Araújo que recentemente retornou aos 1390 com seu programa matinal e, mais recentemente ainda, passou a ser ouvido também através da 96 FM.