quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Clipping 22

96 ataca de futebol
Os ouvintes da 96 FM terão a partir deste sábado, a companhia da equipe esportiva da Rádio Sul Fluminense AM (1390). Após o fim do vínculo com a Sintonia do Vale (99,3), a emissora passará a transmitir as jornadas esportivas em cadeia com a rádio adulta.
A estréia da nova "dobradinha" será no próximo sábado, a partir das 19 horas, para a transmissão da partida entre Flamengo x Botafogo, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
A parceria entre as duas emissoras não prevê, ao menos por enquanto, a transmissões de alguns programas (como acontecia com a 99,3). No entanto a dobradinha não se restringirá às transmissões de futebol, uma vez que será transmitida a posse dos prefeitos e vereadores da região pelas duas emissoras em conjunto.

Categoria vai decidir sobre novo piso
Está marcada para essa sexta-feira (30) uma assembléia para que os radialistas da região decidam se aceitam ou não a proposta do patronato para a Campanha Salarial 2012/2013. Após dez rodadas de negociações, as empresas estão oferecendo aumento de 6% sobre o piso atual (retroativos a outubro) e 42% de PR ou Abono. A assembléia itinerante vai estar na região nos seguintes horários:
- Volta Redonda (9 horas);
- Resende (10 horas);
- Barra Mansa (14 horas);
- Angra dos Reis ( 17 horas).

Positiva Web
Desde semana passada o Blog Radialistas do Sul Fluminense está reproduzindo a programação da Rádio Positiva Web. A mais nova webradio da região está funcionando em caráter experimental e deve estrear sua programação definitiva em janeiro de 2013. Até lá os ouvintes vão avaliando o que ouvem e podem mandar sugestões ou críticas.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Cláudio Chiesse será Secretário de Cultura em BM

O radialista Cláudio Chiesse, que apresenta diariamente o programa Bom-dia Cidade, será Secretário Municipal de Cultura do governo Jonas Marins (PCdoB) em Barra Mansa.
Ao anunciar o novo secretário no último final de semana, Marins afirmou que o Cláudio Chiesse foi escolhido após ouvir artistas e pessoas envolvidas com a cultura em Barra Mansa, que colocaram o nome do radialista como o mais capacitado para exercer a função.
Atualmente Cláudio Chiesse é coordenador da Secretaria de Cultura em Volta Redonda, cujo secretário é Moacir Carvalho, o Moa e deixa o cargo para encarar esse novo projeto em Barra Mansa.
Cláudio Chiesse deverá conciliar as funções de secretário com o programa de rádio que apresenta na Cidade do Aço FM.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Clipping 21

Nova rádio
Estamos apurando a informação sobre um possível canal de tv e um de rádio que estariam sendo instalados na região, e que teria ligação com uma igreja evangélica. Na verdade esse boato já circula há cerca de um ano nos bastidores e já chegamos a noticiar isso em um post há tempos atrás. Oficialmente no entanto, não há nada que comprove a existência de um canal disponível de rádio ou de tv geradora para a região e que já esteja licitado. Segundo a Anatel, existem apenas processos de aumento de potência e mudança de canal em andamento. Além disso, há o processo de regularização da Rádio Mania e uma licitação de canal educativo de FM na cidade de Resende. Existem canais de FM disponíveis para uma possível operação licitatória em algumas cidades da região, mas esses dependem do governo liberar avisos de licitação.

Bruno Azevedo
Parabenizamos o amigo radialista Bruno Azevedo (ex- Sul Fluminense e Cidade do Aço) pela nova empreitada. Recentemente Bruno deixou a Rádio Globo Macaé para fazer parte da equipe esportiva da recém-inaugurada Bradesco Esportes, que conta com grandes nomes como José Carlos Araújo, Gilson Ricardo e Gérson Canhotinha de Ouro. Sucesso Bruno.

Sobe
A Rádio Jovem Pan Rio já começa a dar os primeiros sinais de que deve brigar de igual pra igual com sua principal concorrente, a Mix, já nos próximos meses na capital carioca.
Os últimos números do Ibope apresentaram uma oscilação positiva da emissora em 9%, contrastando com a tendência do mercado, que foi de queda. Além disso, após mudanças na direção artística (sai Hovoruski, entra Christovam Neumann) a emissora tem buscado fixar ainda mais sua marca junto ao público, com ações bem intensivas, inclusive apoiando grandes eventos na cidade.

Prêmio Escola do Rádio
Recentemente foi realizada a entrega do tradicional Prêmio Escola do Rádio, que contempla os destaques do rádio carioca. A grande vencedora da noite foi a Beat 98, que abocanhou quatro prêmios (incluindo o de melhor rádio pelo voto popular), seguida das rádios FM O Dia (melhor rádio pelo voto técnico), Globo, Mix e Band News, que abocanharam duas estatuetas cada. O evento foi apresentado pelo seu idealizador, o radialista Ruy Jobim, ao lado de Maurício Menezes. O ponto alto da noite foi a emocionamente homenagem feita ao Garotinho José Carlos Araújo, que recebeu das mãos do Apolinho Washington Rodrigues, o troféu de ouro da noite.

920 AM
Atendendo a solicitações, informamos que após alguns meses fora do ar, a Rádio Sociedade AM 920 (Volta Redonda) voltou ao ar recentemente. Ela estava fazendo reparos em seu parque transmissor e pertence ao mesmo grupo que adquiriu a Rádio 101 FM (ligado à Igreja Universal). Na década de 80, quando o então Presidente da República José Sarney resolveu privatizar algumas rádios da Rede Nacional, os empresários Leonardo Mollica e Antônio Cardoso adquiriram a emissora em Volta Redonda, transformando-a em Stereo Sul (que pouco tempo depois teve a FM incorporada). Anos depois as emissoras foram vendidas ao Grupo Porto Real, que futuramente criaria a 101 FM e a Volta Redonda AM (além da CBN). Em 2003, as rádios foram adquiridas pelo grupo que a administra atualmente.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Clipping 20

Sintonia do Vale promete mais novidades
Aos poucos a Rádio Sintonia do Vale FM (99,3) vai se posicionando no mercado de rádio regional com uma programação diversificada e, ao mesmo tempo, buscando atender a demanda da comunidade católica.
Semana passada a emissora estreou o programa jornalístico Conexão do Vale, com apresentação de Jeferson Machado (que já foi âncora do jornalismo da CBN Volta Redonda).
A emissora ainda aguarda receber novos equipamentos em seu novíssimo estúdio de transmissão que está sendo construído, e que deve ficar pronto nos próximos meses.
Há ainda a expectativa pela contratação de pelo menos mais dois novos locutores.

Falando nisso..
Há quem diga que a entrevista dada pelo radialista Dário de Paula durante o programa Sintonia Total no início do mês, tem muito mais significado do que uma simples homenagem ao dia do radialista. A conferir.


Vem aí a Positiva Web
Mais uma webradio está pintando na região. Trata-se da Positiva Web. Seu site já pode ser acessado através do www.radiopositivaweb.com. A rádio ainda não está operando, o que deve ocorrer já na próxima semana, em carater experimental. A programação da Positiva Web deve estrear em definitivo a partir de janeiro.

Barbas de molho
Comenta-se nos bastidores do rádio carioca que o grupo da Bradesco Esportes estaria descontente com o canal 91,1 que apresenta péssima qualidade, contrastando com a boa programação que a rádio apresenta e já estaria mexendo os pauzinhos para conseguir um outro canal. As alternativas seriam os 102,9 (que atualmente abrigam a recentemente inaugurada Jovem Pan Rio) e os 90,3 da MPB (que inclusive pertence ao Grupo Bandeirantes).

Emperrou
E segue o impasse nas negociações entre sindicato e patronato com relação a campanha salarial dos radialistas do estado do Rio de Janeiro. Após oito rodadas de negociação, nada foi decidido ainda e nessa quarta-feira (21) haverá uma nova reunião para definir essa novela.

E a Mania?
Depois de propagarem aos quatro cantos que já estava chegando ao mercado da região, a Rádio Mania parece estar longe de iniciar suas operações em VR. No site oficial da Anatel ela ainda aparece classificada na etapa 1, de 3 necessárias para a liberação definitiva. Além disso, até mesmo o banner que aparecia em seu site oficial não está mais lá. Ao que se sabe a estrutura física da emissora já está pronta, com equipamentos de ponta instalados na Vila Santa Cecília. Só falta o mais importante: Ir pro ar. Com a palavra, os "maníacos".

Não acabou
Para os amigos que estão insistindo em anunciar o fim deste blog, comunicamos que não há essa possibilidade. O que tem acontecido é uma dificuldade em conciliar todas as atividades com a de postagens de informações no blog, o que tem atrasado em muito suas atualizações.
Estamos trabalhando para que esses intervalos sejam menores. Obrigado pela paciência.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Clipping 19

Sintonia do Vale na Internet
A Rádio Sintonia do Vale FM (99,3) já pode ser ouvida na internet através do endereço www.sintoniadovale.com.br. Até o momento o site só fornece o áudio da emissora, esclarecendo que está funcionando na internet em caráter experimental.

JC na Mix
O radialista Júlio César (conhecido como JC) é o mais novo locutor da Rádio Mix São Paulo. Jota estava na 89 FM desde 2009 e deixa a rádio com o fim de seu projeto jovem.
Júlio César é de Barra Mansa, e na região atuou na Rádio Jovem Pan de Três Rios.

Webradio procura locutores voluntários
Um projeto latino de rádio via internet está a procura de locutores voluntários para a sua programação. A emissora conta com locutores de vários paises latinos. Aos interessados, enviem e-mail para radiohitslatina@hotmail.com

Sindicato deve decidir sobre campanha salarial
O Sindicato dos Radialista do Rio de Janeiro devem decidir na próxima semana os detalhes sobre a campanha salarial 2012/2013. De acordo com a contra-proposta enviada ao Sindicato Patronal, a categoria está exigindo reajuste salarial de 8% e piso salarial mínimo de R$ 864,00 (para profissionais do interior do estado).

Migração AM para o FM
Está programada para dezembro deste ano, uma série de testes na capital paulista para a migração das emissoras AM para o FM. Ocorre que com a migração da TV analógica para o digital, duas frequências utilizadas pelas TVs (canais 5 e 6), poderão ser utilizados pelas FM. Essa faixa de canais compreende desde os 70 aos 87,3 mhz e, considerando um intervalo mínimo de 4 décimos entre uma estação e outra e autilização de números com final ímpar (padrão brasileiro), pode-se alocar até 49 emissoras nesse nicho de frequência, o que abrigaria tranquilamente as emissoras que hoje operam em amplitude modulada.

Frequência maldita
Apesar de conceito de programação completamente diferentes, as Rádios Kiss FM (Rio de Janeiro) e Mania FM (Volta Redonda) possuem pelo menos duas coisas em comum: A frequência no dial (ambas irão funcionar em 91,9) e a dificuldade para se colocar as emissoras em funcionamento. No Rio, a emissora de rock encontra dificuldades junto a entidades ambientais para instalar seus transmissores no Morro do Sumaré, enquanto na Cidade do Aço, a Mania já tem seu estúdio completamente aparamentado, mas não tem sequer uma previsão para entrar no ar, já que aguarda os trâmites burocráticos da Anatel para colocar a rádio em funcionamento. 

Rádio Globo se movimenta
A fim de recuperar a audiência perdida nos últimos anos, a Rádio Globo do Rio de Janeiro pretende dar uma mexida na programação. Segundo o colunista Paulo Marinho do Jornal Povo do Rio, a emissora da Rua do Russel resolveu apostar na juventude de Tino Júnior, extinguir as redes SP, BH, colocar O Jorge Luís à tarde, além de estar preparando uma surpresa pro Roberto Canázio em 2013. A coluna do jornalista ainda destaca que a Globo pretende fazer uma oferta irrecusável ao Clóvis Monteiro e não deixará de dar uma bronca na equipe de esportes, que anda mal no IBOPE.