sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia do Radialista é comemorado em clima de expectativa

Nesta sexta-feira (21) comemorou-se o Dia do Radialista. Nas redes sociais e até nas próprias estações de rádio, vários radialistas lembraram a data com homenagens a importante data.
A Região Sul Fluminense atravessa essa data cercada de grande expectativa por conta das muitas mudanças que o mercado radiofônico local está passando neste período.
Em Volta Redonda, cresce a expectativa do início das operações da RádioMania FM (91,9), após a chegada do ônibus de promoção da emissora, carregado de equipamentos e kits promocionais da emissora, no início desta semana. Inclusive alguns profissionais da própria Mania já tornaram públicas algumas fotos do que será o estúdio de transmissão da rádio. A equipe local da emissora já estaria definido há alguns meses.
Já em Barra do Piraí, a Rádio Católica 99,3 (provavelmente se chamará Sintonia do Vale) se prepara para transferir seus estúdios do atual endereço no Bairro Califórnia para as novas instalações localizadas no Bairro de Fátima. Junto com o novo endereço, deverá ser lançada a nova programação da emissora, que ainda está em processo de escolha de conteúdo e de alguns profissionais (como locutores, operadores e auxiliares).
Outra emissora que, apesar de não ser localizada em um município da região, deverá movimentar o mercado local é a nova Bradesco Esportes (91,1). Nos últimos dias tem se observado uma potência considerável de seu sinal em cidades como Barra Mansa e Volta Redonda. Sua penetração no mercado de rádio da região deverá movimentar, principalmente as equipes esportivas das emissoras locais, como a Comércio e Sul Fluminense AM, que terão a equipe do veterano José Carlos Araújo "no calcanhar" de suas transmissões de futebol, além da própria Mania FM, que também possui transmissões esportivas.


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Exclusivo: Ônibus da Rádio Mania é visto em VR

 Quem passou pela Vila Santa Cecília na tarde desta terça-feira (18), mais precisamente na Rua 41, próximo ao Shopping 33, pode ver o ônibus de promoção da Rádio Mania, conhecido popularmente como "rolo compressor".
O ônibus teria transportado equipamentos, além de kits promocionais com camisas, bonés, adesivos, entre outros brindes, que deverão ser sorteados pela emissora.
O mercado radiofônico na região aguarda a chegada da Rádio Mania, desde quando foi publicado decreto federal com a confirmação da Rádio Mania de Volta Redonda como a vencedora do processo licitatório, para explorar o canal correspondente à frequência 91,9, há uma potência de 0,3 kw (Classe C).
Informações não oficiais dão conta de que a emissora estaria aguardando a liberação da Anatel para que possa utilizar potência superior aos 0,3 kw permitidos atualmente e que seus equipamentos, além de toda a estrutura necessária para seu funcionamento já estão prontos para entrar em operação.





segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Plantão: Frequência 91,9 está no ar em VR

Nessa segunda-feira (10) iniciou-se as transmissões de sinal na frequência 91,9 na cidade de Volta Redonda. Apesar de ainda não haver informações oficiais, tudo indica que já seja o início das trasnmissões em caráter experimental, da futura Rádio Mania na cidade.
Relatos de algumas pessoas afirmam que o sinal pode ser ouvido com grande intensidade nas cidades de Volta Redonda e Barra Mansa. Ao término da execução da Voz do Brasil, a transmissão foi encerrada.
Segundo informações, a Rádio Mania deverá entrar no ar oficialmente entre novembro e dezembro, ainda este ano.

Descreva para o blog, como você está recebendo o sinal da 91,9 em seu bairro e cidade.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Clipping 15

Nova Sintonia
A turma da Igreja Católica está se movimentando como nunca para cumprir a promessa de deixar a frequência 99,3 novinha em folha. As vinhetas da nova rádio já estão em fase final de produção e alguns profissionais já estão sendo contratados. Nessa semana, a programação matinal da Sul Fluminense AM já não está mais sendo repetida pela emissora barrense e, brevemente o vínculo será totalmente rompido com o fim das transmissões do futebol.
Além disso, as obras do local que vai receber as novas instalações da emissora estão correndo a pleno vapor.

Projeto Ótima na região
Corre pelos bastidores a informação de que profissionais diretamente ligados à Celso Portiolli estariam instalados na região ouvindo atentamente as emissoras de rádio locais. O motivo, mais uma vez, seria a aquisição de uma emissora daqui para repetir o sinal da Ótima FM.
Como o sinal da emissora paulista é muito bom na cidade de Resende, as emissoras de lá estariam descartadas, por ora.

Fiscalização às Rádios
Com o objetivo de fiscalizar todas as emissoras de radiodifusão do Brasil até o fim de 2015, o Ministério das Comunicações realizou nesta terça-feira o primeiro Sorteio para o Acompanhamento da Radiodifusão (SAR).
Quinze municípios - três em cada uma das regiões do país - foram sorteados e, agora, todas as emissoras de rádio e TV instaladas nessas cidades serão fiscalizadas. Esse processo vai se repetir a cada dois meses, no máximo. A fiscalização vai checar se as emissoras cumprem as regras de acessibilidade (audiodescrição, legendas ocultas e dublagem), avaliar questões de conteúdo (como veiculação de propaganda eleitoral e percentual máximo de publicidade na programação) e o cumprimento de obrigações contratuais por parte das empresas.
Os nomes dos primeiros municípios sorteados só serão divulgados depois que todas as emissoras de radiodifusão forem notificadas. O sorteio foi realizado na sede do ministério, em Brasília, e contou com a presença de servidores do Governo Federal.
A seleção não inclui as capitais dos Estados, que já contam com uma atuação específica do MiniCom.

88 Secular
Ontem (5) aconteceu algo inusitado na programação da Rádio 88. Após a volta do horário político eleitoral do meio-dia, esqueceram de virar a chave para colocar a programação normal da emissora. Resultado: Como a geradora do sinal da propaganda política em Volta Redonda é a Cidade do Aço FM, a 88 ficou repetindo a programação da emissora popular, tendo tocado quase uma música inteira da "rádio dez".

domingo, 2 de setembro de 2012

Morre o radialista Aloízio Braz

Morreu no último sábado (01), em Resende, o radialista Aloysio Braz, popularmente conhecido como Simplício.
Ele era um dos profissionais mais antigos em atividade no Brasil, permanecendo no ar durante quase 70 anos ininterruptos. Atualmente apresentava o programa Parada da Alegria (Rádio Agulhas Negras AM).
Aloysio herdou o nome do palhaço do "Circo Leandro e Simplício". Ainda criança, em Barra Mansa, onde nasceu, ajudava no circo paulista, realizando várias atividades.
O palhaço Simplício morreu durante a temporada na cidade e Aloysio o substituiu. Quando o circo retornou à São Paulo, ele permaneceu.
Sua vida também se confunde com a de Volta Redonda, cidade que ajudou a fundar, até 1954, Volta Redonda era um distrito de Barra Mansa.
Braz também era um verdadeiro amante da natureza. Em Resende chegou a plantar mais de mil árvores às margens do Rio Paraíba do Sul. Ele deixa esposa e três filhos.
O corpo foi velado no Cinema Vitória, em Resende, e o sepultamento aconteceu no Cemitério Alto dos Passos.

Com informações de Carlos Ferreira.