segunda-feira, 4 de junho de 2012

Lei sobre o fim dos alugueis em rádio e TV gera discussão



Segundo matéria recentemente publicada na Folha de São Paulo, a Presidenta Dilma Roussef está preparando uma guerra implacável contra o que chamamos de rádios e TVs de aluguel. Muitas emissoras comerciais no Brasil, exercem esse tipo de prática, burlando a lei de concessões que lhes foram concedidas.
O grande desafio do Governo, será fiscalizar esse tipo de conduta em todas as emissoras (que são muitas) do país, que vendem espaços em sua programação para os mais variados tipos de instituições, que vão de igrejas a programas de games por telefone.
Com relação à região Sul Fluminense, encontramos algumas situações. Vejamos:
- A Globo, SBT e Record são emissoras que não exercem esse tipo de prática a nível nacional. No entanto, a afiliada do SBT de Nova Friburgo (que gera sinal para nossa região), possui alguns horários alugados para programas chamados de Infomerciais.
- A Band e a Rede TV alugam espaços para igrejas e agências diversas. Estima-se que 30% dos horários da Band sejam alugados. Na Rede TV esse número sobe para cerca de 43%.
- A CNT (com sinal recentemente instalado em Volta Redonda), aluga cerca de 80% dos horários de sua programação para as mais variadas instituições. No entanto a emissora estaria com projetos bem encaminhados para a redução desse quadro ainda este ano.
- O rádio na região também possui alguns casos de aluguéis de horários. Os mais contundentes são os da 101 de Angra dos Reis e da 96,9 de Piraí, que disponibilizam 100% de seus horários para a Igreja Universal. A Rádio 88 FM de Volta Redonda tem cerca de 40% de seus horários alugados para igrejas, além de um programa jornalístico (Dário de Paula). Emissoras AM como Comércio e RBP também possuem alguns horários alugados em sua programação.

Ainda segundo essa nova lei proposta pela Presidenta Dilma, ao invés dos independentes pagarem por espaços, deverão receber das emissoras pela exibição de suas produções.


Ajude a enriquecer esse post citando situações não apresentadas na matéria. Comente.

5 comentários:

  1. A Record tem toda a madrugada para a IURD.
    Ela é a mais pilantra de todas

    http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/servicos/noticias/record-fatura-r-480-milhoes-com-igreja-universal-em-2010

    SÓ SBT E GLOBO QUE NÃO TEM HORARIO(nacional)VENDIDO PARA IGREJAS

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá Povo de DEUS, vamos dar o "sprint". É reta final, ultima curva.Não morreremos na praia. É AGORA OU NUNCA.
    Vamos fazer o nosso lema: SOU FELIZ POR SER CATÓLICO chegar mais longe.

    ResponderExcluir
  3. DILMA FAZ LEI PARA BENEFICIAR EDIR MACEDO CONTRA WALDEMIRO SANTIAGO


    Vergonha é a palavra mais leve que a gente pode escrever sobre esta lei que a Dilma quer fazer acontecer, de proibir as emissoras de TV de vender horário.
    O único prejudicado com isto é Waldemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, adversário de Edir Macedo.
    Edir Macedo tem domínio total sobre o partido PRB, que dá apoio a Dilma.
    Pela lei, Edir, que é dono da Record e da Igreja Universal, sai beneficiado porque pode considerar que seus programas religiosos, de sua Igreja, nem são venda.
    Dilma é muito mais mal assessorada que Lula.

    Esta lei inoportuna não leva a nada.
    Tipo da lei que é contornada por qualquer pessoa com o mínimo de raciocínio.
    Basta a emissora de TV criar um programa religioso, assinado pela emissora, com direção da emissora, e colocar o anúncio da Igreja no intervalo comercial.
    Fica tudo dentro da lei e ninguém pode falar nada.
    Assim como tem programa que está no ar porque tem patrocinador, o programa religioso também será assumido pela emissora porque vai ter patrocinador.

    Mais uma vez, a presidente Dilma demonstra ignorância de governo na área de comunicação.
    Assessoria boa passa longe do Palácio de Dilma.
    Sua falsa humildade é evidente com tanta decisão que vai contra a produção e o desenvolvimento.


    Escrito por James Akel

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo, leva mal não mas no caso destes DOIS SALAFRARIOS, DESTES BANDIDOS, DESTES ENGANADORES DA FÉ DOS POBRES. É dificil achar que qualquer um saia prejudicado.
    Este que você defende chegou ao cumulo de instituir o TRÍZIMO na maior cara de pau. Repare na cara de bandido que o "apóstolo" tem e o outro é 171 puro.Deveriam estar na CADEIA.

    ResponderExcluir
  5. VOCES ESTÃO ESQUECENDO DO RR SOARES OUTRO QUE ALUGA HORÁRIO NA BAND E EM OUTROS CANAIS. ESSE TAMBEM FAZ PARTE DESSA GANG DE EXPLORADORES DA BOA FÉ. OUTRO DIA RECEBI UM E-MAIL COM O VIDEO DE UM PASTOR OFERECENDO UM MARTELINHO PARA QUEBRAR AS PEDRAS DO CAMINHO POR UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 1.000,00.
    OUTRA COISA, NUNCA VI TANTO LUGAR PRA TER O COISA RUIM COMO TEM NA UNIVERSAL. LÁ TÁ CHEIO DISSO.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.