quinta-feira, 21 de junho de 2012

Clipping 03



Padrão Brasileiro de Rádio Digital
Nessa quinta-feira o Secretário de Comunicação Eletrônica do MiniCom, Genildo Lins confirmou durante palestra no 26° Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado pela ABERT, que o padrão a ser utilizado no Brasil para o rádio digital será anunciado daqui há três meses e que essa decisão terá sido tomada pelos próprios radiodifusores, que deverão optar entre os sistemas DRM e HD. Lins lembra que, assim como ocorre com a televisão, as emissoras de rádio transmitirão nos formatos analógico e digital simultaneamente enquanto estiverem no período de transição das tecnologias.

Prazo para TV Digital pode ser adiado
Ainda no mesmo congresso, o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo acenou com a possibilidade do adiamento do prazo para o fim da TV analógica no Brasil. Inicialmente esse prazo seria até 2016, mas o ministro pensa em estende-lo, caso a maioria da população não tenha adquirido conversores digitais ou aparelhos de TV compatíveis com a nova tecnologia. Vale destacar no entanto que o consumo desses novos aparelhos tem sido cada vez maiores em todo o país, o que leva a crer que a população tem feito sua parte. No entanto, a lentidão parece vir justamente das emissoras de TV que apresentam grandes dificuldades em adaptar seus equipamentos a era digital.
Será que o Ministro está mais preocupado com o povo ou com os donos das TVs?

Em tempo
Na região, a única emissora a operar o sinal com tecnologia digital é a TV Rio Sul (afiliada Globo) e apenas nos municípios de Resende e Volta Redonda. Ainda por cima essa transmissão é feita em caráter experimental, uma vez que a emissora ainda não obteve a consignação do MiniCom para operar de forma definitiva.

Propaganda Eleitoral
Para quem interessar possa, o TSE aprovou na última terça-feira (19), uma resolução para a regulamentação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.
O Horário eleitoral começa dia 21 de agosto no rádio e na TV e termina no dia 4 de outubro (três dias antes do pleito). Para municípios com segundo turno (na região essa possibilidade é somente em Volta Redonda), a propaganda começa no dia 13 de outubro e vai até 26 do mesmo mês (dois dias antes das eleições).
O plano de mídia deverá ser decidido pelos juizados locais em conjunto com os partidos políticos e representantes de emissoras.


Planet Music
Estréia na próxima semana o web-programa Planet Music. Produzido pelo Studio Viva Voz, o programa é voltado ao público jovem e apresentará as principais novidades do mundo pop, com lançamentos internacionais, notícias da cena artística, versões remix de hits e ainda um playlist com as dez músicas mais tocadas nas principais rádios do planeta. O programa terá uma hora de duração semanal e será disponibilizado gratuitamente para as rádios e webradios interessadas em inseri-lo em suas grades de programação.


5 comentários:

  1. Fico imaginando essas rádios de merda aqui da regiao tendo q se adaptar a era digital. huahauhahh. Não vai sobrar pedra sobre pedra.
    Quanto a ter aparelho de TV digital o cara q escreveu essa noticia deve viver na Europa pra achar q brasileiro ja esta se adaptando a nova tecnologia digital. Tem muita gente ainda com as velhas tvs de tubo.
    Horário político é uma droga e nao deveria ser gratuito. é muita sacanagem ser obrigado a ouvir a ladainha de sempre.

    ResponderExcluir
  2. Ambos os sistemas o DRM e HD (Iboc), de acordo com os estudos se mostraram deficientes.
    O mais crítico é para o AM.
    O DRM implica na migração completa, seria a criação de uma nova faixa de transmissão e recepção o que torna economicamente inviável para a grande maioria dos radiodifusores.
    O HD (Iboc) é um sistema híbrido mas que ainda é técnicamente deficiente com nulos diurnos e problemas na propagação noturna e necessitaria também da fabricação de receptores para essa faixa o que a indústria nacional "torce o nariz".
    Alguém ai se lembra do AM stereo??? A antiga rádio mundial chegou a implantar. Se não me engano se chamava C-Quan - Esse nasceu morto. A indústria nacional nem se mexeu para produzir os receptores.

    ResponderExcluir
  3. ATENÇÃO MORADORES DO CAIEIRAS, BRASILÂNDIA, CAILÂNDIA E IMEDIAÇÕES;
    A TORRE DA RÁDIO 920 AM QUE ESTÃO CONSTRUINDO NAS PROXIMIDADES DESTES BAIRROS REPRESENTA UM PERIGO P/ SAÚDE DAS PESSOAS;
    É MUITA IRRADIAÇÃO!!!
    TANTO É QUE OUTRAS RÁDIOS AM QUE TEM TORRES SEMELHANTES, ESTÃO FORA DO PERIMÉTRO URBANO;
    É O CASO DA RÁDIO COMÉRCIO, QUE A TORRE FICA LÁ NA DUTRA, E A RÁDIO SUL FLUMINENSE, QUE TEM SUA TORRE NA BEIRA RIO, PRÓXIMO AO ANTIGO FORT (CASA NOTURNA)
    ALÉM TAMBÉM DE INTERFERIR NA TV, NO TELEFONE FIXO, NÃO PERMITIR A RECEPÇÃO DE OUTRAS RÁDIOS...
    E SUPER PREJUDICIAL À SAÚDE
    PROTESTEM! NÃO DEIXEM INSTALAR
    DENUNCIEM AO MINISTÉRIO PUBLICO!
    É SÓ ENTRAR NO SITE DO MINISTÉRIO PÚBLICO, E DENUNCIAR ANÕNIMO;
    VOLTO A DIZER, É UM PERIGO!!!

    ResponderExcluir
  4. Poxa meu caro, você é chato, denuncia você! Vou te dar uma ideia, além da denuncia faz um abaixo assinado quem sabe não resolva e você seja feliz para sempre!

    ResponderExcluir
  5. imaginem as radios do SSFC se adptando para o sistema HD Radio
    vai demorar uns 80anos
    hsuashahuuhsu

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.