quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Fim de Ano

Pedimos mil desculpas aos nossos bravos radionautas, já que não atualizamos o blog há alguns dias. Estamos aproveitando esses dias para um breve recesso, mas voltaremos em breve com muitas novidades. Inclusive estamos com um plantão extra aguardando apenas a confirmação para divulgarmos uma novidade bombástica no rádio da região.
Entre as novidades a nível nacional, está o fim da Rede Oi e as especulações quanto a quem irá assumir o controle das rádios.

Feliz 2012 para todos.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011

Acompanhe os fatos mais marcantes do rádio na região durante o ano de 2011:

Janeiro:
- O blog destacava o fato da Rádio Real ser a única emissora da região a contar com o sistema de transmissão de dados, conhecido como RDS. A informação desencadeou uma enorme discussão sobre qual é a melhor emissora de rádio da região. Real FM em RDS.

Fevereiro:
- Dada a discussão gerada em torno da notícia sobre a Real FM em RDS, o blog levantou a questão sobre qual seria a melhor rádio jovem da região: Real ou Sociedade.
- No mesmo período voltamos a falar sobre a Rádio Mania, dando a informação de que o humorista do Pânico na TV e da própria Mania, Marcelo Tyson, afirmou em visita a VR, que a rádio estava próxima de ser instalada na cidade.
- Ainda no movimentado mês de fevereiro, falamos sobre a possibilidade do Grupo Record implantar uma rede de rádios all news, sem contar a ida do jornalista Adriano Lizarelli para a Band.

Março:
- No mês de março surgiram uma série de especulações com relação à Rádio Mania. Entre elas, o fato da emissora ter uma programação diferente do que tem em sua rede, e até mesmo a possibilidade de Wellington Salgado perder a concessão.
- Nesse mês o blog também traçou um panorama sobre as rádios da região;
- Destaque para a volta aos microfones do narrador esportivo Carlos Estevam e a possibilidade de um retorno de Edilson silva, que não se concretizou.

Abril:
- O blog levantou grande polêmica ao publicar artigos questionando a legitimidade das rádios piratas e/ou comunitárias.
- Falou-se também sobre a provável escalada de Edson Albertassi quanto a formação de uma rede de rádios. Aliás o deputado também foi citado em uma situação polêmica que criou com religiões de matrizes africanas como Candomblé e Ubanda.

Semana que vem, a retrospectiva segue com os meses de maio, junho e julho.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Notas 021

Retrospectiva
Durante o mês de dezembro estaremos realizando a Retrospectiva 2011, relembrando os principais fatos que marcaram o mercado radiofônico na região durante o ano. Amanhã começaremos falando do mês de Janeiro.


Novidades para 2012
Ainda não posso revelar mais detalhes, mas a informação é quente: Uma rádio do sul do estado estaria preparando um verdadeiro pacote de novidades para o ano que vem. Conceito, programação, vinhetas... a mudança promete. À conferir...

Top Blog 2011
Agradecemos as inúmeras colaborações de nossos amigos que contribuíram com seu voto para este blog na premiação Top Blog 2011. Chegamos bem perto, mas não foi desta vez. Mas em 2012 estaremos firmes e fortes.

Compre Mais
Convido aos amigos radionautas a assistirem minha reestreia na telinha: Vai ser neste sábado, às 10h30 da manhã na Band. O Programa Compre Mais é uma espécie de programa de televendas, voltado a produtos e serviços da região. Além da Band, o Compre Mais também será exibido na TV Ideal ( JET e SIM - Volta Redonda). Conto com vocês.

Balanço Esportivo
O amigo Edilson Silva está rindo à toa: Mal o programa Balanço Esportivo estreou no horário de almoço e já mexe na audiência da TV no RJ. Já na semana de estréia o programa alcançou média de 0,9 pontos. Não só tirou a CNT do traço interminável, como já deixou preocupado o Garotinho José Carlos Araújo, que cravou 2 pontos no mesmo horário com o seu tradicional Jogo Aberto Rio. A disputa promete se acirrar ainda mais...

Fim de ano abarrota grades comerciais
Entra ano, sai ano e acontece sempre a mesma coisa: Uma multidão de comerciantes buscam incessantemente anunciar seus produtos e serviços e o meio mais procurado geralmente é o rádio. Com essa procura acentuada, acaba sobrando para a programação das rádios que tem de se adequar para cumprir sua agenda comercial sem comprometer a audiência. Nem sempre isso é possível.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Notas 020

Menos comunitárias no Rio
Levantamento realizado pela ABERT aponta que o estado do Rio de Janeiro, ao lado do Acre, é o estado com a menor concentração de rádios comunitárias no Brasil, com base em dados do Ministério das Comunicações. O índice é de 0,7 e é resultado da razão entre o número de emissoras e o total da população do estado. Ainda segundo esses dados, a maior concentração de rádios comunitárias está no estado de Tocantins com índice 4,8. Em números absolutos, Minas Gerais lidera o ranking com 707 emissoras de rádios comunitárias. O estudo, no entanto, não aponta o número de rádios piratas.

Jornalismo, só com diploma
Contrariando entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que em junho de 2009 decidiu que seria exigido diploma universitário apenas de profissões ligadas à vida – medicina, engenharia, direito -, o Senado aprovou em primeiro turno nesta quarta-feira a proposta de emenda constitucional (PEC) que obriga o diploma para jornalistas exercerem a profissão. A PEC foi aprovada por 65 votos a sete e teve o apoio do PT, PCdoB, PSB, PSOL, PP, PRB e PR. Os líderes do PSDB, DEM e PTB liberaram a bancada. O PSD fechou questão contra a obrigatoriedade de diploma para jornalistas.

Nada de Mania
2011 está chegando ao fim, mas até agora nada de Mania FM. Parece que o "esquema dos 300 watts" está se confirmando... à conferir.

Sinal da Play
Por conta de novos ajustes para melhorar o som da Rádio Play Web, o sistema de streaming está passando por ajustes nessa sexta-feira (2) e, portanto, não garantimos uma qualidade satisfatória nesse momento. No entanto o problema será normalizado até o final do dia. Vale lembrar que amanhã, A partir das três da tarde, o público poderá ouvir o especial Planeta BR com uma hora de Capital Inicial, escolhido pelos internautas e já com a melhor qualidade de som.