segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O que é Apoio Cultural nas rádios comunitárias?

Um assunto que sempre foi motivo de discussão é a questão do chamado "apoio cultural" inserido nas rádios comunitárias, substituindo a inserção comercial, proibida por lei nessas emissoras.
Acontece, no entanto que, historicamente os veículos de radiodifusão comunitária sempre adotaram a expressão apoio cultural ao se referir ao intervalo e executavam os breaks comerciais conforme uma rádio comercial regular.
Acontece que, com a nova regulamentação do serviço de radiodifusão comunitária, é possível se estabelecer de forma mais clara o significado de apoio cultural.
Segundo a nova regulamentação, é permitida a veiculação de uma mensagem institucional, nome, endereço físico e eletrônico e telefone do patrocinador. O Ministério das Comunicações esclarece que são proibidos o anúncio de produtos, bens, serviços, promoções, preços, ofertas, condições de pagamento, ou quaisquer outras vantagens que promovam a pessoa jurídica patrocinadora. Além disso, os apoios culturais se restringem aos anunciantes abrangidos pelo raio de um quilômetro da antena da emissora. A rádio comunitária, portanto, não pode receber apoio cultural da administração pública. Os dirigentes e os anunciantes de emissoras clandestinas incorrem no mesmo crime, que tem como pena detenção de dois a quatro anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, e multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais). O Ministério das Comunicações informou também que diversas emissoras comunitárias atualmente veiculam propaganda, em desacordo com a lei, prejudicando as emissoras de rádio legalmente instaladas, e lesando os cofres públicos por não recolherem os devidos impostos.

Com informações do Tudoradio.com

domingo, 30 de outubro de 2011

Notas 015

Comunitárias em Vassouras
Segundo informa o nosso amigo Bruno Santos de Vassouras, saiu o resultado final no processo licitatório que escolhe a rádio comunitária a operar no município: Será a entidade responsável pela Rádio Sem Fronteiras (atualmente operando em 95,5, mas que terá de transferir-se para 87,5). Existe a possibilidade do grupo fazer um acordo com outras associações que perderam a disputa, para que operem juntas nessa nova fase.
Ainda segundo Bruno, o proprietário da Interativa FM (fechada em julho deste ano), teria sido chamado para assumir a direção da Rádio Centro Sul FM, que já pertenceu ao Sistema Sul Fluminense de Comunicação.

Últimos preparativos para a Rádio Play
Fata pouco. No dia 07 de novembro, a partir do meio-dia, a Rádio Play Web finalmente lança sua programação oficial. Em seu lançamento a rádio vai rolar o Base de Lançamento, onde será tocada uma música de lançamento seja nacional ou internacional. Esse quadro irá rolar todos os dias, ou seja, a cada dia vai pintar uma música nova. Existe ainda uma grande expectativa para programas como Território Nacional, Playlist, Demo Play, Long Play e Arquivo do Rock, além de programetes de sets mixados como Play 90 e Pista Play.

Mais Radioweb
Parece que esse negócio de Radioweb vai se tornando uma verdadeira febre na região. Além da Play, outras rádios também surgem na internet. Confira algumas:
http://www.radionovamidia.com.br/ - Voltada a uma programação popular, com destaque para o sertanejo universitário e baladas internacionais. Tem programação definida com vários programas. A rádio divulga sua tabela comercial com preços de pacotes de mídia que variam entre 150 e 950 reais. É de Resende.
http://radiohitsvr.com/ - Voltada ao público jovem com ênfase nas baladas e flash backs. Não tem programas específicos e não tem tabela comercial, mas oferece números e e-mails para contato. É de Volta Redonda.
http://www.radiounifoa.com/ - É uma rádio institucional pertencente a Unifoa e tem sua programação feita pelos alunos de comunicação da universidade. Entre todas, tem o site e o estúdio mais estruturados de todas e conta com programação regular, inclusive com entrevistas. É de Volta Redonda.
http://www.riosulradio.com/ - É uma rádio jovem, com ênfase em Flash Backs. Possui programas como Classic Rocks e Flash House. É de Resende.

Bruno Azevedo troca Sul Fluminense pela Globo Macaé


Após 13 anos de microfone na Rádio Sul Fluminense AM e seis anos na Rádio Cidade do Aço, o radialista Bruno Azevedo sai do Sistema Sul Fluminense de Comunicação. Segundo informações de seu perfil pessoal no Facebook, Bruno irá dirigir a recém-inaugurada Rádio Globo Macaé, na Região dos Lagos. Além de dirigir a emissora, Azevedo também fará flashes ao vivo com notícias da região para a Globo Rio.
Bruno fará sua despedida dos microfones da Rádio Sul Fluminense logo mais durante a transmissão da partida entre Vasco x São Paulo pelo Campeonato Brasileiro.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Novidades na Resende FM


O mercado radiofônico da região segue em expectativa pelas mudanças anunciadas pela Rádio Resende FM (90,5). Entre as mudanças, está a tão aguardada ampliação do sinal da rádio, o que faria com que cidades como Barra Mansa e Volta Redonda pudessem sintonizar a rádio. Embora, para isso, tenha que enfrentar a interferência de rádios piratas.
Outra mudança anunciada é a de uma parceria com a Audio Studio Produções, empresa de Uberlândia(MG), especializada em produções radiofônicas, afim de dar uma nova roupagem plástica à emissora.
Em seu perfil no Facebook o locutor Ramiro já disponibilizou um áudio de expectativa, conforme pode ser ouvido abaixo:

Novas vinhetas Rádio Resende - 90,5 by RamiroRSD

Com a concretização da parceria, a Resende acaba por travar com a sua principal concorrente, a Real FM (93,9) uma certa batalha de produtoras, já que a Real tem parceria com a Digiplay de Barra Mansa.
Além da mudança plástica e ampliação do sinal, o mercado também aguarda o site oficial da rádio, com transmissão da rádio on-line.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Curiosidade: Piratas de VR não deixam rádios de Resende "chegarem" na cidade

É um fato no mínimo curioso. Atualmente existem duas rádios clandestinas operando em Volta Redonda nas frequências de 90,5 e 93,7. O que chama atenção nas duas é que elas bloqueiam a propagação das rádios Resende FM (90,5) e Real FM (93,9), ambas do município de Resende.
No caso da Resende FM, o fato ocorre justamente no momento em que a emissora resendense anuncia oficialmente a expansão de seu sinal que, atualmente só começa a ser percebido a partir do Centro de Barra Mansa. A rádio que opera irregularmente em Volta Redonda nos 90,5 consegue chegar com seu sinal até o bairro Estamparia em Barra Mansa e, mesmo que a Resende amplie seu sinal, encontrará uma séria barreira a partir daquele ponto.
Já a Real FM conseguia alcançar o município de Volta Redonda (chegando até a ter sinal local em alguns pontos) e agora tem seu sinal seriamente prejudicado na cidade por conta da 93,7.

Top Blog 2011: Estamos no Top 100

O Blog Radialistas do Sul Fluminense ganhou um verdadeiro presente de aniversário (em outubro está completando 2 anos de existência): Foi classificado para a segunda fase do Prêmio Top Blog 2011 que premia anualmente os principais blogs do Brasil.
Estamos competindo na categoria Comunicação e Marketing (clique aqui e confira todos os concorrentes) e agora, mais do que nunca, precisamos de seu voto.
Você que curte o nosso blog, dê aquela força aí. Pode votar por e-mail, twitter e facebook. A votação acontece até o dia 22 de dezembro.
Para votar, basta clicar aqui.

Contamos com vocês.


LUTO: Morre Luiz Mendes


Hoje o rádio amanheceu mais triste. Morreu o grande mestre da crônica esportiva do rádio brasileiro Luiz Mendes. Conhecido pelo título "O da palavra fácil" foi testemunha ocular dos principais acontecimentos esportivos do país.
Por mais de 60 anos, Luiz Mendes iniciava suas transmissões, seja como locutor ou comentarista esportivo, com o conhecido bordão "Minha gente..." Era a forma que encontrava para invadir com simplicidade e gentileza a intimidade dos ouvintes e também telespectadores. A fala mansa, direta, simples e segura caiu no gosto popular. E nesta quinta-feira, esse público que tanto aguardava suas opiniões perdeu uma das mais admiradas e poderosas vozes do rádio brasileiro. O gaúcho de Palmeiras das Missões morreu no Rio de Janeiro aos 87 anos, deixando viúva a atriz e radialista Daisy Lucidi, com quem viveu por mais de 50 anos e teve um filho, que lhe deu netos e uma bisneta.

Luiz Mendes sofria há muitos anos com o diabetes. Ele estava internado no CTI do Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, desde o dia 17 de outubro. A assessoria do hospital ainda não informou a causa da morte. Antes de o estado se agravar, Mendes já não saía mais de casa. Mas participava do "Enquanto a bola não rola", mesa-redonda da Rádio Globo aos domingos, e tinha um quadro chamado "Da pelada ao Pelé" no "Globo Esportivo", programa apresentado por José Carlos Araújo no fim de tarde, de segunda a sexta. Em "Da pelada ao Pelé", Mendes contava suas principais lembranças do mundo do futebol.
Torcedor do Grêmio e do Botafogo - o clube alvinegro já decretou luto oficial de três dias -, Luiz Mendes teve uma trajetória intimamente ligada à história do rádio e da TV. Afinal, das 19 Copas do Mundo, participou simplesmente de 16. Ficou fora apenas das de 1930, 1934 e 1938 por ainda ser garoto. Mas em 1950 já era o locutor que narrou com a voz embargada o gol de Gigghia no Maracanazo da Copa de 1950, quando o Uruguai bateu o Brasil por 2 a 1 na final e deixou o país em profunda tristeza.
Vários sites dedicados ao rádio e ao futebol, além de emissoras de rádio e tv de todo o país já registraram suas homenagens ao ilustre radialista.
Com informações do Globo.com

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Notas 014

Mania em stand-by
Sem qualquer dúvida a novela envolvendo a vinda da Rádio Mania transformou-se na maior polêmica do rádio na região, desde a venda da 101 FM para os pastores.
A estréia da emissora popular já foi adiada por diversas vezes e vários motivos. Desta vez, corre a informação que o Sr. Wellington Salgado estaria deixando essa estréia de molho "em Banho-Maria" aguardando resolução da Anatel que aumentaria sua potência classe C (0,3 kw), para uma classe de potência maior. A mesma estratégia estaria sendo utilizada pelo pessoal da Kiss em São Gonçalo.
Mas e o prazo?

Por onde anda o Bitenka?
Alguns radionautas andaram perguntando aqui no blog por onde anda o locutor Serginho Bitenka. Para quem não sabe, Bitenka ficou conhecido por aqui no tempo em que esteve a frente dos microfones da extinta 101 FM (entre 97 e 2000). Depois da 101, Bitenka foi trabalhar na histórica Rádio Cidade do Rio de Janeiro, onde permaneceu até o fim da emissora, partindo em seguida para o novo projeto da Rádio Multishow (transmitida pela internet e pela TV por assinatura). O projeto Multishow durou até o ano passado. Após isso, Serginho voltou para sua terra natal (Angra dos Reis), onde atualmente coordena a programação da Rádio Costazul FM.

Nova AM em Volta Redonda
Repercutiu bastante a informação dada pelo radialista Dário de Paula em seu programa na Rádio 88 sobre a possível vinda de uma rádio AM para a região. Embora atualmente uma emissora de rádio AM não tenha mais tanto valor no mercado quanto antigamente, empresários estão apostando nesse segmento de rádio para o futuro pois, além da expectativa de uma reviravolta na qualidade sonora dessas rádios por conta da mudança para o rádio digital, existe uma previsão de que, com o aumento cada vez maior de trocas de músicas pela internet, o formato FM vai cainr em desuso, dando espaço novamente ao bom e velho AM.

Falando em AM...
Para quem está sentindo falta das madrugadas com Ricardo Caetano na dobradinha Sul Fluminense AM/ Califórnia, vem aí uma ótima notícia: O programa pode voltar a qualquer momento, segundo palavras do próprio Ricardo. Vamos aguardar.

Caros radionautas
Como já dissemos em outras ocasiões, o nosso blog é um espaço extremamente democrático para exposição de idéias e análises sobre assuntos relacionados a radiodifusão.
Reafirmamos nosso compromisso de relatar os acontecimentos do mercado radiofônico regional com imparcialidade apresentando uma visão do próprio rádio sempre compartilhada pela maioria do meio profissional.
Diante de vários acontecimentos anteriores, a direção do blog, junto a empresa gestora resolveu modificar algumas coisas e consolidar outras para o bom andamento do blog. Vejamos:
- Atendendo a inúmeras solicitações, esse blog relatará somente assuntos relacionados ao mercado radiofônico regional, não mais abordando outros temas, ou rádios fora de nosso mercado, salvo casos em que envolva profissionais ou emissoras locais. Para tanto foi criado um outro blog para dividir tais informações (Radialistas do Brasil).
- O blog só publicará posts quando realmente houver fatos ou relatos relevantes quanto a questão do radio regional. Todas as emissoras de rádio da região poderão disponibilizar informações sobre programação na forma de releases, cabendo ao blog publicar ao não, dada a relevância da informação.
- Todos os fatos relatados em nosso blog, desde o seu surgimento, sempre foram pautados por uma profunda apuração, com colhimento de depoimentos e até mesmo documentos comprobatórios da legitimidade na informação. Para tanto, afirmamos que aumentaremos ainda mais o nosso grau de apuração dos fatos para que tenhamos informações limpas e seguras, elevando nossa credibilidade.
- Os comentários continuam sendo livres e sem a obrigatoriedade de identificação. Nosso blog segue a conduta de não excluir qualquer comentário, mesmo sendo ofensivo. No entanto, pedimos aos caros colegas que mantenham o bom nível da discussão, como sempre o fizeram, mesmo que muitas vezes de forma anônima ou com afirmações injustas ou exageradas.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Notas 013

Vem aí o Blog Radialistas do Brasil
Após completarmos dois anos de sucesso, alcançando radionautas não só do Sul Fluminense, mas de várias partes do Brasil e até do mundo, estaremos lançando nos próximos dias o Blog Radialistas do Brasil. O padrão de abordagem será o mesmo do RSF, porém agora com abrangência nacional. A galeria de radialistas contará com nomes que marcaram época ou que até hoje se destacam no rádio nacional. Haverá também um espaço para contarmos a história do rádio no Brasil. Acompanhe o novo blog pelo endereço: www.radialistasdobrasil.blogspot.com


Gafe de jornalista da Jovem Pan AM
Durante o final da edição do Jornal da Noite neste domingo, o apresentador José Luis Mengatti trocou o nome da emissora em que trabalha. Ele disse Record, quando, na verdade, está na Jovem Pan. Durante muitos anos, Menegatti foi apresentador e locutor da Rádio e TV Record, durante a administração Paulo Machado de Carvalho. Está explicado. Ouça:




Link da SP Rio FM

Para quem quiser conhecer a nova rádio SP Rio (90,3) de São José dos Campos, basta clicar aqui.
Segundo seu departamento técnico, a emissora deve abranger grande parte da extensão da Rodovia Presidente Dutra, que corta vários municípios de Rio e São Paulo. Um dos principais trunfos da programação da emissora é justamente levar informação e boa música às milhares de pessoas que transitam diariamente pela rodovia. Esse mote fica claro no slogan: A rádio que viaja com você.
Uma informação dada pela própria emissora afirma que a SP Rio pegará inclusive em Resende/RJ, o que contrariou muitas pessoas, já que a Rádio Resende FM opera em 90,3, tornando inviável o sinal chegar por essas bandas...


Lições do rádio jovem em Sampa

A Metropolitana FM de São Paulo anunciou há pouco a contratação de Marcelo Braga, como seu novo diretor. Marcelo ganhou projeção ao arquitetar o projeto Rede Mix e torna-lo o que é hoje. Essa contratação pode ter diversas leituras, mas uma, talvez a mais importante, seja a que a própria Mix e a Fast 89 devam se mexer, sabendo do potencial do Marcelo. A Mix mantém o formato à risca de seu criador (que agora está na concorrência), o que tem lhe dado a liderança no segmento jovem. Já a Fast tem Waguinho, que já foi da Metrô e hoje disputa cabeça-a-cabeça contra sua ex-rádio. A mudança de nome para Fast89 teria causado um recuo nos índices de audiência da rádio, que agora vem recuperando aos poucos. Pelo visto, a Metropolitana, que tem muitas dívidas no mercado, quer dar um salto maior. Resta saber se essas mudanças vão ficar restritas ao nome de comando, ou se Marcelo Braga terá autonomia para contratar locutores, por exemplo. Nomes importantes é o que não faltam como o Gilson Dutra (Fast 89) e o próprio irmão de Marcelo, o Marcos Braga (atualmente na Mix TV).
Muita água vai rolar por baixo dessa ponte...


Record AM segue em queda

Após as polêmicas mudanças ocorridas na programação da Rádio Record AM de São Paulo, a última pesquisa do IBOPE já aponta tendência de queda em sua audiência. A emissora que, até então figurava entre as quatro AM's mais ouvidas de São Paulo, já ocupa a quinta posição e com um índice que a aproxima de outras estações abaixo dela como a Iguatemi, a Nove de Julho e a CBN. Se a tendência de queda se confirmar, na próxima medição a Record pode perder posições para essas emissoras.






domingo, 16 de outubro de 2011

Memória: Como a Universal comprou sua primeira rádio

Peço licença ao amigo Marcelo Delfino (TVs do RJ), para reproduzir um texto seu em que conta com detalhes surpreendentes, a forma com que a cúpula da Igreja Universal do Reino de Deus adquiriu seu primeiro veículo de comunicação: A então Rádio Copacabana AM do Rio de Janeiro.
Nesse importante capítulo da história das comunicações, não só do Rio de Janeiro, mas de todo o país, podemos tirar lições importantes de como funciona a chamada "indústria da fé". Acompanhem:




No início dos anos 80, o líder da ainda nascente Igreja Universal do Reino de DeusEdir Macedo, decidiu adquirir a primeira emissora de rádio para a sua denominação. Até então, a igreja usava apenas horários alugados em diversas emissoras. A primeira aquisição foi a Copacabana AM 680. A Universal afirma que o dinheiro para a aquisição veio de uma concentração num Maracanã lotado, conduzida pelo próprio Edir Macedo.
Sobre essa concentração, há um paralelo com outra, no estádio Fonte Nova, em Salvador. Quem conta essa história sobre a concentração na capital baiana é um ex-pastor da IURD, Mário Justino, em seu livroNos Bastidores do Reino – A vida secreta na Igreja Universal do Reino de Deus (São Paulo, Geração Editorial, 1995):
Naquela época em que o termo yuppie estava em voga, o bispo Macedo, portando Rolex, Ray-ban, Mont Blanc e a sempre presente Hermès, subiu no palanque que fora especialmente armado para ele no centro do gramado. Não conseguia esconder sua alegria. O estádio da Fonte Nova estava completamente lotado. Repetia-se em Salvador o fenômeno do Maracanã, no Rio.
Naquela tarde, depois de recolher os envelopes com o “sacrifício” e com os pedidos de oração, que seriam levados para o monte das Oliveiras, em Jerusalém, o bispo pediu aos seus seguidores baianos uma oferta especial para comprar uma emissora de rádio em Salvador, assim como seus fiéis cariocas o haviam contemplado  com a rádio Copacabana.
- Será que os cariocas têm mais fé que os baianos? – perguntou o bispo à multidão.
- NÃO! – a resposta retumbou como um trovão.
As ofertas vieram em forma de dinheiro e jóias. Passamos três dias trancados em uma sala contando os sacos de dinheiro levantados na Fonte Nova. No final, o dinheiro foi depositado na conta da Igreja, no Bradesco, em Salvador. O ouro seria levado para o Rio de Janeiro e transformado em barras. Quanto aos pedidos de oração que seriam levados para Israel – bem, eles foram queimados na praia da Boca do Rio.
A Copacabana já era uma rádio evangélica, pertencente ao empresário Francisco Silva, até o momento da venda para a Universal. A rádio, desde então, tornou-se um púlpito eletrônico para o próprio Macedo e para os pastores da igreja, lotados no Rio de Janeiro. A rádio tem pouca audiência, quase toda composta por fiéis da própria igreja.
A oposição da igreja afirma que a rádio faz dos pastores falsos radialistas e veicula uma programação abaixo do sofrível, com erros de português e ataques às outras igrejas e às outras religiões.
Esta é uma discussão que não deve acabar tão cedo.
A Copacabana AM possuía uma repetidora em ondas curtas, hoje desativada.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Notas 012

Nova Rádio SP Rio FM pode chegar em Resende
Substituindo a antiga Planeta Diário de São José dos Campos/Sp, a Rádio SP Rio FM (90,3) pretende expandir os horizontes. Com muitos investimentos em tecnologia, a sua área de cobertura pretende abranger desde os municípios da Grande São Paulo, chegando até Resende no Vale Paraíba fluminense.
A SP Rio FM, que pertence à Rede Difusora, tem programação adulto-contemporânea.


Rádio Clube de Valença tem concessão renovada
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou dez projetos de decreto legislativo (PDCs) que autorizam ou renovam, pelo período de dez anos, concessões de serviços de radiodifusão em seis estados. As propostas, apresentadas pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, tramitam em caráter conclusivo e serão encaminhadas para o Senado. Só no Estado do Rio de Janeiro foram quatro, sendo uma do município de Valença, onde a tradicional Rádio Clube de Valença recebeu a renovação de sua concessão.

Curiosidade: Rádio Mania perdeu para a Kiss FM em São Gonçalo
Em 2004 saiu o resultado da licitação para o canal 91,9 de São Gonçalo, que está às vésperas de iniciar suas operações. Na época o SISTEMA RADIODIFUSÃO SERTÃOZINHO LTDA (Rádio Kiss FM), venceu a licitação, apresentando melhor proposta tecnico-financeira que suas concorrentes. Em segundo lugar, ficou a Rádio Mania e em terceiro a Mix FM de São Paulo.

Expectativa Rádio Play
Faltam pouco mais de 24 dias para o início oficial da Rádio Play Web e as novidades não param. A rádio está preparando uma série de curiosidades sobre o SWU (festival internacional que acontece em novembro na cidade de Paulínia/SP). Além disso, já foram soltas algumas vinhetas de expectativa dos programas que irão ao ar, sem contar algumas mudanças no layout da página da rádio. Dá uma conferida lá!!!!!!!
Se você quiser ter o seu pedido musical rolando com a sua voz na Rádio Play, basta mandar um arquivo sonoro dizendo: EU SOU FULANO DE TAL, DO BAIRRO TAL, CIDADE TAL E QUERO OUVIR NA PLAY  A MÚSICA TAL DO ARTISTA TAL.
Envie para radioplayweb@bol.com.br e espere para ouvir a sua mensagem.

Assuntos para comentários livres
A cada semana colocaremos aqui nos posts alguns assuntos palpitantes do momento para livre comentário dos nossos radionautas. Na próxima sexta teremos um post com avaliação geral dos debates e novos temas para serem debatidos.
Eis os temas dessa semana:
- A saída de Rafinha Bastos do CQC foi justa?
- As polêmicas entrevistas de Felipão: Realista ou fanfarrão?
- A expansão das igrejas evangélicas em horários do rádio e da TV. Até onde isso vai?


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tombamento do prédio da Rádio Siderúrgica

Para tirar algumas dúvidas de vários radionautas sobre a questão do prédio onde funcionava a Rádio Siderúrgica, resolvemos trazer as reais informações sobre o fato:
- Em 2002 foi aprovada uma Lei Estadual, de autoria do então Dep. Estadual Nelson Gonçalves Filho, que determinava o tombamento histórico do Prédio onde funcionou a histórica Rádio Siderúrgica de Volta Redonda.
- Para quem não sabe, um prédio, quando é tombado pelo poder público, não quer dizer que ele deixa de ser patrimônio particular para tornar-se público. Acontece que os seus proprietários passam a ter por obrigação, preservar a sua arquitetura original, além de assumir um compromisso de preservar todas as suas dependências conforme o original, obrigando-se até a arcar com custos de restauração, se for preciso.
- Acontece que, anos depois, o prédio foi repassado a um grupo de evangélicos que resolveu montar uma igreja no local, descaracterizando todas as suas dependências e, infringindo assim, a tal lei estadual.
- O tema, que foi matéria em vários órgãos da imprensa na época, gerou inúmeras discussões, até que um fax emitido pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) quis botar um ponto final na história, e acabou gerando mais discussão ainda: O Instituto afirmava que o Prédio não poderia ser considerado como tombado pelo patrimônio público, já que tal lei teria sido vetada na época, pela então governadora Rosinha Garotinho.
- No entanto, o Deputado Nelsinho lembrou, na ocasião, que tal veto teria sido derrubado pela Alerj, o que referendava a lei do tombamento. Nelsinho ainda mostrou total insatisfação com o orgão que, segundo ele, deveria ser o primeiro a zelar pelo patrimônio público do Estado do Rio de Janeiro e mostro tamanha desinformação quanto ao caso.
- Com ou sem a lei, o fato é que o prédio está cada vez mais se deteriorando e ninguém faz nada. Ou seja, um pedaço importantíssimo da história de Volta Redonda, se perdendo pelo ralo...


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Notas 011

Viva Record
Acompanhando o vertiginoso crescimento das operadoras da TV por assinatura no Brasil, o Grupo Record já pensa em ampliar seus tentáculos nesse novo nicho de mercado televisivo. Cinco anos após lançar o canal "all news" Record News", o grupo já estuda a criação de novos canais. Uma das idéias mais fortes até agora é da criação de um canal aos moldes do Viva da Globo Sat, que reprisa grandes sucessos de outras épocas da Rede Globo. Acervo para a Record não seria problema, já que são mais de 50 anos de materiais marcantes da TV Brasileira, como o Grande Teatro, os épicos Festivais da Música, além de inúmeros humorísticos.

Play em expectativa
A partir dessa segunda-feira (3), começaram a surgir novas vinhetas na Rádio Play Web anunciando algumas de suas atrações, que estarão fazendo parte de sua programação a partir de novembro. Vale conferir.

Nostalgia do Rádio
O Blog presenteia os radionautas com algumas fotos de radialistas em diversos momentos da história da região. Confira:
Feras do rádio nos anos 60 e 70 como o Sr. Bené, Paulo Miranda, José Luis de Barros e Joaquim Leite.

Mário Esteves no primeiro estúdio da Rádio Sociedade no final dos anos 70.

Creso Castilho, Henrique Fernandes, Agnaldo Ribeiro, Adriana Marins, Rose Amorim e Marise Vieira formavam a equipe da Rádio Cidade do Aço FM nos anos 80.