terça-feira, 27 de setembro de 2011

Notas 010

Mania no Pontual
Segundo fontes do blog, a informação de que o grupo gestor da Rede Mania de Rádio procurou a administradora de salas comerciais do Pontual Shopping em Volta Redonda, procede. Algumas pessoas devidamente identificadas como sendo da Rádio Mania teriam procurado o Pontual Shopping e feito um orçamento, há alguns meses atrás, de algumas salas daquele estabelecimento para instalações da afiliada. No entanto, as negociações não evoluíram.


Mudança de local
Conforme este blog anunciou há alguns meses atrás, a torre transmissora da Rádio Aleluia, localizada no bairro Nova Primavera em Volta Redonda, será transferida para o bairro Roma, na mesma cidade. O motivo da mudança é devido à despropriação feita pela Prefeitura, afim de colocar em prática um plano de habitação popular no local.


Rádio Play
A Siga Solutions informa que, ainda essa semana, irá retomar as transmissões da Rádio Play Web. Devido a mudanças na gestão da radioweb, os prazos de lançamento foram alterados. A partir do momento em que a rádio voltar a operar experimentalmente, uma nova contagem regressiva deverá ser feita. No entanto, toda a produção plástica da rádio já está pronta.
O endereço na internet é www.radioplayweb.blogspot.com
O perfil no Facebook é http://www.facebook.com/radioplayweb



terça-feira, 20 de setembro de 2011

Notas 009

Anexação da Califórnia
Tirando as dúvidas de alguns radionautas sobre a questão da Rádio Califórnia e os desdobramentos após uma possível anexação do complexo Califórnia à Cidade de Volta Redonda. Após consultas técnicas, constatamos que, para a Anatel, o que vale são as coordenadas geográficas de localização da torre transmissora. Nesse caso, se o local onde está instalada a torre da Rádio Califórnia, passar a pertencer ao município de Volta Redonda, assim a rádio permanecerá, deixando de ser uma emissora de Barra do Piraí.

Esclarecimento
Estamos em processo de mudanças estruturais e, como já devem ter percebido, a empresa PLANETA PUBLICIDADE deixou de gerenciar os nossos blogs, passando a ficar a cargo da empresa SIGA SOLUTIONS que assumiu no início de setembro e está realizando algumas modificações estruturais. Por isso, adiamos alguns projetos (em andamento e futuros) como:
- Início das atividades da Rádio Play Web;
- Produção do Programa Radialistas do Sul Fluminense;
- Escaneamento do Dial nas cidades do Sul Fluminense.
Em breve divulgaremos novas datas para os projetos.

Propagação de Sinal
Em um trabalho exclusivo realizado pelo blog, conseguimos analisar o alcance de sinal das rádios Sociedade e Real FM. Vale lembrar que ambas usam atualmente a mesma potência (10.000 watts). No entanto, o alcance de ambas é definido pela localização geográfica de seus transmissores. Além disso, fenômenos naturais como regiões montanhosas e vias fluviais podem interferir no alcance dessas rádios.
Em uma visão geral, que pode ser contemplada no mapa abaixo, verificamos algumas particularidades.


A Rádio Real FM (93,9 - Resende) tem seu alcance representado pelas elipses azuis. Pode-se observar que, à medida que o azul vai perdendo a cor, o sinal é mais fraco.
Já a Sociedade FM (104,1 - Barra Mansa) está representada pelas elipses magentas. A medida que elas vão amarelando, o sinal é mais fraco.
Existem 3 escalas de nível de sinal: A mais forte representa sinal local, a mediana representa sinal bom, mas com ruídos. Já a mais fraca, representa sinal ruim com muitos ruídos.
Vale lembrar que em alguns lugares com bastante presença de morros ou ruídos de radiofrequência, os sinais podem chegar com dificuldade. Por outro lado, aparelhos com reforçadores de sinal, pode captar os sinais dessas rádios, mesmo fora dessa linha de alcance.

Postagens anônimas
No início desse mês, o blog resolveu bloquear as entradas de postagens anônimas, já que estava havendo um abuso muito grande por parte de alguns radionautas. Atendendo a pedidos, voltamos a permitir novamente esse tipo de postagens, mas pedimos encarecidamente ao amigos que evitem certos tipos de prática que prejudiquem o andamento do blog, bem como a realização de um debate saudável. Contamos com a ajuda de todos para mantermos esse blog.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Artigo: O fim das rádios comunitárias

Em 1999 participei de um workshop na cidade do Rio de Janeiro sobre comunicação comunitária. Algumas figuras importantes no cenário carioca de radiodifusão como Ismael Lopes (Novos Rumos), Taís (CEMINA/Rádio Bandeirantes) e Marco Aurélio (CBN).
Nesse seminário chamaram-me a atenção dois detalhes importantes: Na explanação de Ismael, fundador da Rádio Novos Rumos de Queimados/RJ (uma das mais antigas rádios comunitárias do Brasil), ele falava sobre o sistema de organização que havia para que a democracia da rádio funcionasse como uma perfeita engrenagem, com a participação de toda a comunidade no processo - A rádio era verdadeiramente feita pela comunidade.
Num segundo momento, o jornalista Marco Aurélio expôs, entre outros itens não menos importantes, uma visão futurística sobre a comunicação no planeta. Vale lembrar que naquela época a internet ainda engatinhava e as rádios ditas comunitárias viviam seu auge. Sua teoria se baseava no processo de globalização que o mundo começava a enfrentar e que assustava a todos os que torciam o nariz para o chamado Neoliberalismo.
Marco Aurélio afirmava que, num futuro próximo, apenas 30% da população mundial teria acesso total aos veículos de comunicação disponíveis, podendo se interligar uns com os outros utilizando as novas ferramentas tecnológicas que cada vez mais se desenvolveriam. Esses 30% estariam mais concentrados na Europa, Ásia e América do Norte. Enquanto isso, os outros 70% viveriam à margem desse eldorado tecnológico e que a salvação seria a difusão da comunicação comunitária. Esse montante estaria concentrado mais precisamente na América Latina e continente africano.
É interessante dizer que, nessa época, alguns países da América Latina (como Chile e Equador) já dispunham de uma avançada legislação à respeito da radiodifusão comunitária.
O tempo passou e, após momentos turbulentos vividos pela economia mundial, após colapso do próprio mercado globalizado que quebrou países ricos, atentados terroristas de grande envergadura mundial, guerras internacionais, ao mesmo tempo em que as novas tecnologias ganharam uma proporção jamais imaginada com produções em larga escala para atingir o maior número possível de pessoas, podemos dizer que tal teoria fora por água abaixo.
A população em geral passou a ter acesso à tudo e a comunicação feita em via de mão dupla se tornou algo corriqueiro, seja na tradicional Europa, ou em países emergentes como o próprio Brasil.
Paralelamente ao crescimento do acesso à tecnologia de informação, ocorreu um efeito inverso na comunicação comunitária como ela fora concebida no início dos anos 90. Salvos alguns casos isolados como em favelas de grandes capitais, o movimento de rádio comunitária perdeu fôlego com o passar dos anos. Aqui posso citar alguns fatores importantes que teriam contribuído para o fracasso do movimento:
- Demora na regulamentação da Lei de Radcoms: Apesar da lei ter sido sancionada em 1997 no Brasil, demorou-se muito tempo para regulamentá-la. Nesse meio tempo, muitas entidades desistiram ou, desafiando a legislação, colocavam suas rádios no ar e acabaram tendo seu processo manchado por ocorrências de intervenções da Polícia Federal, muitas vezes até com apreensão de equipamentos.
- Muitos oportunistas aproveitaram-se do movimento para faturar: Montaram suas rádios musicais ou religiosas e passaram a ganhar dinheiro com isso sem se preocupar com a questão comunitária.
- A comunidade, por sua vez, foi perdendo identificação com o movimento, pois começou a se sentir contemplada com o processo de inclusão digital, ou mesmo pelos próprios grandes veículos que começaram a voltar seus olhares á comunidade, pois estavam perdendo espaço. Paralelo a isso ainda tem a questão das incursões da PF, o que propaga a sensação de ilegalidade entre as pessoas, fora as questões disseminadas pela grande mídia quanto á interferência em comunicação de aviões.
- Os arranjos políticos que contemplaram certas entidades, mancharam a credibilidade do processo de legalização de muitas emissoras, fazendo com que muitos radiodifusores comunitários atuassem de forma ilegal, sem nem mesmo entrarem com processo para legalização de suas rádios.
- Por sua vez, o processo de legalização de uma rádio, além de muito moroso, é extremamente custoso pois depende de tramites burocráticos que demandam certo custo que muitas vezes não cabem no orçamento dessas comunidades, muitas delas operando suas entidades com o mínimo possível de recursos.
- Outro fator que dificultou a disseminação do movimento foi a captação de recursos. A lei de RADCOMs basicamente engessa qualquer possibilidade nesse sentido, pois não pode explorar espaços publicitários em sua programação.
- Por fim a limitação de sinal e a padronização da frequência em 87,5 que juntos, foram responsáveis por dar fim ao último suspiro dessas rádios. Atualmente, até mesmo as emissoras que já tiveram seus processos concedidos, têm extrema dificuldade de tocar a programação, pois não têm adesão popular, nem recursos financeiros.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Radiocolunistas 001

Conforme prometido, a partir de hoje o blog passa a publicar artigos dos colegas radialistas da região. Começamos pelo amigo Maycon Rodrigues de Barra Mansa e atualmente locutor da Metropolitana.


Vale do Paraíba: Paulista x Fluminense - Quanta diferença!!!!

Que a população no Sul fluminense carece de concorrência, quando o assunto é Rádio, o que não é novidade pra ninguém.
 Pois o Rádio no Vale do Paraíba Paulista, vem passando  por um momento de grandes transformações, no sentido de maior valorização do ouvinte e anunciante, tornando o Rádio mais companheiro na disputa da fatia de mercado no segmento onde atua.
As programações no FM,  são todas muito parecidas no sentido de bloco musical, comercial,  e um pouco promocional, gerando uma locução robotizada por parte de seus colaboradores locutores.
No mercado onde atuo,  aqui no Vale do Paraíba paulista esta realidade vem mudando no sentido de maior e melhor  exploração da comunicação por parte  dos locutores, agregando a estratégias de Marketing de Relacionamento com o anunciante  e ouvinte.
As emissoras vem investindo cada vez mais em novas idéias, comentaristas renomados no mercado de radiodifusão, na briga para o melhor desenvolvimento de  conteúdos da grade  artística, com o objetivo de despertar a maior atenção e interesse do ouvinte e anunciante tornando o mercado altamente competitivo em todos os aspectos.
A exemplo disso é a Rede Metropolitana  um grupo com 16 emissoras de rádio e  TVs,  dentre elas a 98,5 yes de S.P,   92,1 FM  (Arrendada para o Grupo Bandeirantes de Comunicação utilizada como Sul América Trânsito) , e Líder FM do estado de Minas Gerais.
 No Vale do Paraíba Paulista a Rádio Metropolitana atua  no segmento popular (Metropolitana Amor e Alegria Todo Dia!!!)  com sede em Guaratinguetá 99,1 FM e 101,9 em Taubaté que permite uma ampla cobertura entre o Vale Histórico Paulista composto pelas cidades de Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena, Canas, Cruzeiro, Queluz, Cachoeira Paulista entre outras, além de parte do Sul de Minas e parte do Médio Vale do Paraíba Fluminense.
 Vale Indústrial  composto pelas cidades de Taubaté, Caçapava, S. J dos Campos, e  região do Alto Tiête  Mogi das Cruzes.
Além da AM 1070 em Mogi das Cruzes e Metropolitana (Amor e Alegria Todo Dia 105,5 FM em Campinas)

Novidades:
Atualmente a Rede Metropolitana no Vale do Paraíba Paulista contratou o jornalista Leão Lobo, para maior desenvolvimento de conteúdo da grade de Programação.

E atenção Barra Mansa R.j!! Este ano mais uma vez a Rede Metropolitana ira comemorar  a abertura do Natal em Barra Mansa com a Parada de Natal Metropolitana que é uma carreata composta pela frota da Rede Metropolitana de Rádio com carrocerias temáticas, contando a história do Natal e a chegada do Papai Noel da Metropolitana.

É de suma importância informar que muitas novidades estão vindo por ai na programação da Metropolitana e no Rádio do Vale do Paraíba  Paulista que irei contar ao longo de minha participação no Blog Radialistas do Sul fluminense.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Notas 008

História do rádio
Muitos amigos comentaram o post a respeito da história do rádio na região. Infelizmente a memória do nosso querido veículo é muito mal-tratada e, aos poucos estamos juntando materiais e as "peças" desse verdadeiro quebra-cabeça. Em breve, estaremos contando a história do rádio na região como nunca ninguém contou antes, como se o blog existisse desde a década de 40, contando bastidores, todas as movimentações que ocorreram nesses quase 70 anos de história. Vale a pena esperar.


Mistério
Circula nos bastidores a informação de que um ex-coordenador artístico de duas importantes rádios da região está cotadíssimo para a Rádio Mania de Volta Redonda. Vamos ver...


Novos canais de rádio
Estamos preparando uma super matéria para os próximos dias sobre a movimentação das emissoras de rádio da região quanto a aumento de potência e canais disponíveis para possível utilização. Traremos números como potência, frequência e município sede. À conferir.

Sai R.R. Soares, entra Milton Neves
O contrato da Igreja da Graça com a Rede Bandeirantes se encerra em janeiro de 2012 e a emissora paulista não pretende renova-lo. Para o lugar da atração religiosa, a Band pretende colocar um programa a ser apresentado pelo jornalista esportivo Milton Neves. Durante a última Copa do Mundo, MIlton teve um programa no horário nobre com bons índices de audiência e uma atração desse porte, não deve causar grande impacto no orçamento da emissora e o apresentador é o que mais agrada aos olhos dos Saad.

Recesso
Vamos tirar alguns dias de descanso para reorganizarmos as idéias. Voltaremos na segunda-feira cheios de novidades. Até lá.

sábado, 3 de setembro de 2011

Especial: A história do rádio na região

Em um trabalho desenvolvido há quase dois anos, desde o surgimento desse blog, abrimos espaço pela primeira vez, para contar um pouco da história do rádio e da televisão na região Sul-Fluminense.
Tudo começou em 28 de dezembro de 1944 quando surge a Rádio Sul Fluminense AM em Barra Mansa, sendo a primeira emissora de rádio instalada no interior do estado do Rio de Janeiro (na época a capital era Niterói e a cidade do Rio de Janeiro era Distrito Federal). A região prosperava, principalmente pela chegada, três anos antes, da Companhia Siderúrgica Nacional, no então Distrito de Volta Redonda.
Vale destacar que aquela era considerada a época de ouro do rádio no Brasil, pois era o veículo de comunicação mais importante. As pessoas paravam para ouvir os programas de calouros e as radionovelas.
Exatos 22 meses depois, no dia 28 de outubro de 1946 foi a vez do município de Barra do Piraí receber sua rádio: Surgia a ZYG-7 Rádio Difusora Vale do Paraíba, fundada por Arlindo Rodrigues, também proprietário do periódico Correio da Barra. Vários nomes do rádio surgiram através das ondas da Difusora como Oscar Nora, J. Mairynk e Everaldo Moreira. No ano seguinte Valença recebia a Rádio Clube de Valença.
No dia 29 de setembro de 1950 surgia em Resende a Rádio Agulhas Negras AM, fundada por Arízio Maciel. Com o surgimento da rádio

Nessa época o Distrito de Volta Redonda crescia vertiginosamente por conta da CSN e, capitaneado por empresários como Sávio Gama e Sr. Yabrudi, surgia um movimento chamado Centro Cívico Pró-Emancipação, culminando em 17 de julho de 1954 com o surgimento da cidade de Volta Redonda. Menos de um mês depois, morre o então Presidente Getúlio Vargas, idealizador da CSN e grande patrono do município.
No ano seguinte, no dia 9 de abril, para comemorar os 14 anos de fundação da CSN, a empresa apresentava a  ZYP 25 - Rádio Siderúrgica Nacional. Instalada no bairro nobre do Laranjal, a emissora se destacava por ter um estúdio primoroso construído aos moldes dos estúdios da BBC de Londres.

Apesar de toda a estrutura (mantida pela CSN), a emissora alcançava índices pífios de penetração junto ao público, uma vez que sua programação era basicamente de música erudita, voltada aos altos funcionários da CSN (na maioria, residentes no próprio Laranjal). Atentando para isso, no início dos anos 60 a emissora resolveu apostar em uma programação popular e deu certo: Grandes talentos do rádio passaram ou surgiram através das ondas da Rádio Siderúrgica como José Madureira, Dario Azevedo, Ronald Jarbas e o então adolescente Dário de Paula. Havia programas que mobilizavam toda a cidade como os shows de calouros e as gincanas estudantis.


Em 1964 o país passava por um de seus momentos mais tristes em sua história com o advento da ditadura militar e o rádio foi atingido fortemente por causa da censura. A música e a informação ficaram debilitadas, a mercê do que decidiam os coronéis.
No dia 16 de abril de 1969 surgia em Barra Mansa a Rádio do Comércio AM, acirrando ainda mais a disputa pela audiência regional em um momento em que a televisão começava a se popularizar fortemente
nos lares brasileiros em um período de euforia do consumo denominado "milagre econômico".
Sua programação era predominantemente musical.

Em 1972 um jovem grupo de empresários liderados pelo advogado Féres Osraia Nader adquire a Rádio Sul Fluminense AM, iniciando um processo que culminaria na criação do maior complexo de comunicação do Médio Vale do Paraíba: O Sistema Sul Fluminense de Comunicação.
Em 1977, a Difusora Vale do Paraíba tem seu controle acionário repassado ao empresário Victor Bezerra que passa a retransmitir a programação da Rádio Globo do Rio de Janeiro.

No dia 25 de julho de 1978, o SSFC inaugurava o primeiro canal de TV da região: A TV Sul Fluminense.

No ano seguinte, com a regulamentação da frequência modulada (FM) no Brasil, o Governo Federal (na época o presidente era João Figueiredo), distribuiu inúmeras concessões de rádio pelo Brasil, agraciando o SSFC com duas emissoras. No dia 26 de outubro surgiam em Barra Mansa as rádios Sociedade FM e Sul Fluminense FM. Nessa época a cidade de Volta Redonda foi declarada "Área de Segurança Nacional" pelo Governo Militar, o que restringiu ainda mais a liberdade de expressão da população local.
Inicialmente a Sociedade FM tinha uma programação musical eclética, com sucessos populares da época, até a explosão do chamado rock de Brasília, que culminou com o surgimento do que chamamos hoje de estilo pop/jovem. A Sociedade FM aderiu a essa proposta com o surgimento de programas como Happy Days, Hits e Double Dose que são sucesso até hoje. Novos nomes do rádio jovem surgiram nessa época como Ricardo Gama, Mário Esteves, Gilberto Filho, Cláudio Chiesse e Agnaldo Silva. Nessa mesma época ainda surgia a Rádio Real FM em Resende.
No dia 30 de dezembro de 1980 o rádio na região sofre sua primeira baixa: Após 25 anos a Rádio Siderúrgica saía do ar.
No dia 22 de junho de 1982, o governo federal inaugurava, com direito a dilaceração de faixa inaugural feita por Elizete Cardoso, a Rádio Nacional de Volta Redonda. Nas frequências de 104,9 FM e 1500 AM. A rádio contava com uma programação com música popular brasileira no FM e predominantemente jornalística no AM. Durante muitos anos, liderou a audiência na cidade por contar com uma estrutura de intercâmbio com a Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Vários nomes importantes do rádio regional passaram pelas rádios como Uiara Araújo, Dário de Paula, Eduardo Gonçalves, Manuel Alves, José Roberto Mendonça, Fernando Pedrosa, Enival Pereira, Lurdes Sofia, Paulo César Gomes e Élcio Venâncio.
Depois de mais de quatro anos após entrar no ar pela primeira vez a TV Sul Fluminense realizou, durante desfile cívico em comemoração ao aniversário de Barra Mansa, no dia  3 de outubro de 1982, sua primeira transmissão ao vivo. No ano seguinte, no dia 17 de julho, foi a vez da transmissão ser feita em Volta Redonda, durante show do cantor Gonzaguinha, também comemorando o aniversário da cidade.
Outros três fatores importantes ocorridos em 1983 foram o surgimento da Costa Azul FM em Angra dos Reis, a venda da Rádio Agulhas Negras ao Grupo Porto Real e a inauguração da Rádio Cidade do Aço FM em Volta Redonda, no dia 2 de dezembro daquele ano. Em pouco tempo a emissora conquistava a liderança de audiência na região com programas populares como Peça Bis, Music Special e Um Toque Na Saudade. Jovens radialistas despontavam na carreira como Creso Castilho, Agnaldo Ribeiro, Adriana Martins, Henrique Fernandes e Marise Vieira.
Em 1985, Victor Bezerra repassa o controle da Rádio Difusora de Barra do Piraí para o empresário Paulo Cesar Ferreira (proprietário da marca RPC no Rio). Neste ano,  com o fim da Ditadura Militar no país, a cidade de Volta Redonda deixava de ser área de segurança nacional, passando a eleger seus governantes através do voto popular. Os meios de comunicação tiveram papel importante a partir dessa nova fase, como o debate realizado pela Rádio do Comércio como o apoio do jornalista Aurélio Paiva e mediado pelo jovem radialista Sebastião Alves. Outro fator de destaque foi que nessa época os funcionários da CSN passaram a realizar diversas greves por melhores condições de trabalho e salário.
Em 1986 o empresário Paulo Cesar Ferreira inaugurava em Volta Redonda a Rádio 88 FM. Nessa primeira fase, a emissora executava programação pop-rock. No mesmo ano o Sistema Sul Fluminense de Comunicação adquiria mais uma concessão de rádio e, no dia 1º de junho, inaugurava a Rádio Centro-Sul FM em Vassouras.
No dia 12 de abril de 1988 o então Presidente da República José Sarney, junto ao Ministro das Comunicações à época, Antônio Carlos Magalhães resolvia, por decreto, alienar várias emissoras governamentais da marca Rádio Nacional, inclusive de Volta Redonda. Após processo licitatório, o grupo vencedor (formado pelos empresários locais Antonio Cardoso e Leonardo Mollica) criou a Rádio Stereo Sul, com programação em AM e FM. No mesmo ano, no dia 23 de agosto, mais um canal de rádio do SSFC foi inaugurado: A Rádio Califórnia FM de Barra do Piraí. Com uma programação eclética, mesclando profissionais do AM e do FM e sob a direção do jornalista Walter Naves, a emissora aos poucos foi conquistando aquela região compreendida pela zona leste de Volta Redonda, além dos distritos de São José do Turvo (B. do Piraí) e Pinheiral (então distrito de Piraí). Passaram por lá locutores como Ivan Martins, Simone Sales, Raí, Cleber Moreno, J. Carlos e Waltencyr Grigório.
Em novembro de 1988 após movimento grevista que culminou com a invasão de funcionários para paralisar as atividades da CSN, o exército foi convocado para retirar os grevistas de dentro da usina. A ação acabou tendo como resultado o assassinato de três funcionários da siderúrgica. O episódio teve grande comoção sendo propagando em veículos de comunicação em todo o país. Nesse mesmo ano, o sindicalista e líder do movimento grevista Juarez Antunes foi eleito prefeito da cidade de Volta Redonda. No ano seguinte, 51 dias após sua posse, sofreu uma acidente automobilístico quando viajava para Brasília para devolver as chaves de seu apartamento funcional. Até hoje sua morte é cercada por muitas controvérsias, em se tratando da conjuntura política da época e o mistério envolvendo as investigações do acidente.

Em 1° de dezembro de 1990 o município de Resende recebia a TV Rio Sul, emissora afiliada da Rede Globo e de propriedade do empresário e ex-árbitro de futebol, Arnaldo César Coelho. Em poucos anos a emissora expandiu seu sinal para todas as cidades da região Sul-Fluminense e Médio Vale do Paraíba, com uma grande estrutura fazendo jus ao Padrão Globo de Qualidade. Embora tivesse conquistado sua expansão rapidamente, a emissora encontrou dificuldades em Volta Redonda, onde enfrentou problemas com o poder público local.

No dia 10 de março de 1991, o município de Barra do Piraí recebia mais uma rádio: A RBP FM, pertencente ao mesmo grupo detentor da Rádio Barra do Piraí AM (ex-Difusora Vale do Paraíba), na época administrado pelo empresário e ex-prefeito José Figorelle Sobrinho que logo depois foi repassada ao empresário Norival Silva. Nessa mesma época o município de Piraí recebia sua primeira estação de rádio: A Sudoeste FM.
Vale destacar que, pela proximidade geográfica, as duas emissoras travavam uma intensa disputa por audiência, que ficava evidenciada pela semelhança na programação e no estilo de locução imprimido pelas rádios.
Em 1992 as Rádios Stereo Sul (AM e FM) de Volta Redonda  tiveram seu controle acionário transferido ao grupo religioso "Casa da Benção". Coordenado pelo Pastor Eupídio, o projeto durou poucos meses: Deficiências graves em gestão de rádio que culminaram na retomada das rádios pelos seus antigos donos, com o não cumprimento do pagamento referente a venda das rádios. No ano seguinte as rádios foram transferidas ao Grupo Porto Real, agora denominado Sistema Porto Real de Comunicação. Alguns programas da FM foram preservados e uma grande parte da programação da Real FM passou a ser retransmitida pela emissora através de link. Nessa época, o programa Dário de Paula, que iniciava seus primeiros passos para se tornar o sucesso que é hoje, deixava a Rádio Stereo Sul, para assumir um projeto independente na Rádio 88 FM.
Em 1° de agosto de 1994, em uma operação surpreendente para muitos, o então operador técnico e vendedor ambulante Edson Albertassi assume o controle acionário da Rádio 88 FM transformando-a na primeira estação de rádio do sul-fluminense a transmitir programação 100% evangélica.
No início de 1996 a Rádio Stereo Sul FM (104,9) saiu do ar e, pouco tempo depois, surgia uma nova rádio operando em 101,5. O Sistema Porto Real havia conseguido uma mudança de classe da emissora, e teve que mudar a frequência. Com a mudança, surgiu um novo projeto: A Rádio 101 FM.
A emissora jovem entrou no ar oficialmente em uma tarde ensolarada de domingo abastecida por um mega-show realizado na Praça Brasil em Volta Redonda. A nova emissora apostava numa proposta inovadora de fazer rádio com muitos prêmios e interatividade. Sua maior concorrente, a Sociedade FM, contra-atacou com algumas ações. Entre elas, a contratação (a peso de ouro) da locutora carioca Mônica Venerabille. A Rádio Stereo Sul 1500 AM mudava seu nome e frequência para Rádio Volta Redonda 920 AM.
Nessa mesma época o governo federal começava a discutir com as entidades e legisladores sobre as rádios comunitárias. Um movimento que ganhava grande repercussão e amadurecimento em alguns países da América Latina, mas que ainda engatinhava no Brasil. Antes mesmo do projeto de lei ser apreciado pelo congresso, houve uma proliferação intensa das chamadas rádios comunitárias pelo país, inclusive na própria região. Como não havia uma lei específica que regulamentasse a operação dessas emissoras, empresários do setor citavam-nas como rádios piratas ou clandestinas.
Uma das primeiras dessas rádios a se instalar na região foi a 106 FM de Volta Redonda. Ela contava com a presença de vários locutores de peso oriundos de outras rádios da região. O projeto incomodou tanto os empresários de comunicação da região que, pouco tempo depois, ela foi fechada pela Polícia Federal. Outra emissora que causou muita polêmica em Volta Redonda foi Rádio Cidadania. Naquela época, várias emissoras clandestinas já operavam na cidade, mas essa rádio chamava bastante atenção pois possuía um viés político muito intenso, fazendo duras críticas ao governo local. Após uma operação da Polícia Federal que culminou com o fechamento da rádio, seu proprietário resolveu realizar um protesto se acorrentando e fazendo greve de fome em frente ao Palácio 17 de julho. Nessa época surgia também a Rádio Cultura Cem. Ligada ao Colégio de mesmo nome, ela inovava no segmento, com uma programação de cunho cultural, o que colaborou para que ela conseguisse mais tarde a licença para funcionamento. Um dos grandes destaques de sua programação era a jornada esportiva que contava com nomes como Edilson Silva e Hércules Marques e realizavam transmissões esportivas, concorrendo com outras grandes rádios da região.
Esse período também é marcado pelo misterioso assassinato do locutor Compadre Ferreira da Rádio Califórnia em frente aos estúdios da rádio. O radialista fazia diversas denúncias contundentes contra governos e entidades, mas algumas pessoas afirmam ter se tratado de crime passional. Até hoje o assassinato não foi esclarecido.
Em 97, passando por uma série de problemas de sinal, a 101 FM teve seus estúdios transferidos para Resende até a conclusão das obras de seus novos estúdios e parque transmissor localizados no bairro São Luiz. Nesse período a rádio perdeu grande parte do seu elo com a cidade e, mesmo com o retorno no ano seguinte, a relação já não era mais a mesma. Nessa época a Rádio Califórnia modificava radicalmente sua programação, transformando-a em evangélica, em um projeto para concorrer com a Rádio 88 FM que despontava no setor. No entanto, poucos meses depois, a programação voltou ao padrão original.

Em 1999 a TV Sul Fluminense passava a transmitir sua programação através do Satélite Brasilsat 3 em sistema digital para toda a América Latina. No mesmo ano a Rádio Sudoeste FM de Piraí firmava uma parceria com a rede nordestina de rádio SomZoomSat para transmitir sua programação. No início, o projeto se restringia às madrugadas mas, com o passar do tempo, passou a ocupar toda a programação da rádio, em uma estratégia que visava a atender, principalmente, ao público da baixada fluminense, com forte influência nordestina, mas ignorando seu próprio município de origem. A estratégia acabou despertando o interesse da Igreja Universal que, anos mais tarde arrendou a rádio para transmissão de programação religiosa.
Outra grande transformação ocorrida nesse período no rádio regional foi o fim da Rádio Volta Redonda AM e o início da CBN, em uma parceria com o Sistema Globo de Rádio.
No início dos anos 2000, algumas rádios clandestinas ganharam destaque por sua penetração junto ao público da região. Foram o caso da Nova FM (Resende) e Serta Sul FM (Volta Redonda).
Em 2001, passando por uma grave crise financeira, a Rádio 101 FM resolveu apostar no segmento sertanejo popular para tentar melhorar seus índices de audiência e faturamento. O projeto simplesmente fracassou e pouco tempo depois a programação foi reajustada ao seu original. Já era tarde: o público perdeu identidade com a rádio e o seu fim era questão de tempo. Nessa época a Rádio Regional FM de Três Rios passa a integrar a Rede Jovem Pan Sat II de rádio.
Em 2003, em uma transação milionária, as Rádios 101 FM e 920 CBN AM são repassadas ao Grupo Aleluia e imediatamente passam a executar a programação da Igreja Universal do Reino de Deus. Meses depois, um grupo de locutores resolveu criar a Nova 101, na frequencia 101,9. Basicamente a programação era a mesma, mas um detalhe causou sua extinção em poucos meses: Ela não tinha licença para funcionar.
Em 2004 o Sistema Sul Fluminense de Comunicação repassa o controle acionário da TV Sul Fluminense ao Grupo Editora Três, que mais tarde a repassaria à Rede Bandeirantes, unificando as afiliadas do interior em apenas uma emissora: A Band Rio, que mais tarde se transformaria em Band Barra Mansa, passando a transmitir sua programação para 72 municípios do interior do estado.
Nesse mesmo ano, Volta Redonda passou a receber o sinal de sua primeira TV clandestina. Era a TV Alternativa, que operava em conjunto com a Rádio Alternativa FM. Tanto TV como rádio ganharam destaque junto a população por sua programação. A rádio atraía um público oitentista por conta da ótima seleção de flash-backs, enquanto a TV exibia filmes, muitas vezes inéditos na tv aberta.
No ano seguinte o SSFC repassa o controle acionário da Rádio Centro-Sul de Vassouras. Também em 2005 a Rádio Cem é repassada a um novo grupo e passa a se chamar Volta Redonda FM, contratando locutores de renome como Lola Tarden, Marise Vieira, Acrísio Gonçalves e Higor Santos. O projeto não se sustentou por muito tempo já que a rádio tinha alcance limitado.
Em 2007 a Rádio Real FM modifica sua programação, saindo do estilo popular para adotar o padrão jovem, com uma idéia de tentar resgatar um pouco do que representou a rádio 101 FM. Na inauguração do novo estilo a rádio realizou uma grande festa em uma boate em Penedo com a presença da atração internacional Double You. Em 2008 o município de Paraty recebe a Rádio Mania FM.
Em 2009 a Rádio Sul Fluminense AM começa a transmitir sua jornada esportiva em cadeia com a Califórnia FM. O projeto foi extendido mais tarde a outros programas como Califórnia In Love, A Manhã é Nossa e Show do Henrique Barbosa.
Em 2010 a Rádio Real FM inova realizando transmissão através do sistema RDS que tem identificação de caracteres em displays de aparelhos de rádio que suportam tal tecnologia. Até o momento a emissora disponibiliza apenas informações básicas como nome, frequencia e slogan, mas em breve apresentará também os nomes das músicas em execução.
Em 2011 a cidade de Volta Redonda vive a expectativa do surgimento de mais uma afiliada da Rádio Mania, prevista para o fim do ano.

Até o momento esse blog não dispõe de informações relativas às rádios Angra AM, Alternativa Sul FM (Valença), Resende AM e FM, 107 FM e Antena 1 (Três Rios).

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Notas 007

Igreja Mundial invade... o mundo

Como se não bastasse a invasão dos programas da Igreja Mundial do Poder de Deus na programação de várias emissoras brasileiras, o auto-entitulado "apóstolo" Valdemiro Santiago resolveu investir nos EUA. Ele está disponibilizando cerca de 14 milhões de dólares para comprar um canal de TV a cabo, provavelmente sediado na Flórida, mirando suas atenções as comunidades brasileiras e hispânicas. A quantia seria usada para comprar um horário no SBT, mas as negociações não vingaram. A IMPD é a igreja que mais ocupa espaço na TV aberta brasileira e já tem programas em alguns países no exterior. Vale lembrar que na região Sul-Fluminense a Igreja Mundial possui programas em algumas rádios... piratas.



Mapeamento do Dial

Os atrasos na divulgação do nosso mapaeamento do dial (tão solicitado aqui no blog) são devidos a alguns detalhes técnicos que prejudicariam uma divulgação correta. Como o blog está rastreando esses detalhes, pedimos um pouco mais de paciência a nossos radionautas e, em breve, divulgaremos os dados da primeira cidade: Volta Redonda.



Ministro defende lei que proíbe que políticos sejam donos de rádio

O Ministro das Comunicações Paulo Bernardo defendeu nesta semana o projeto de lei proposto pelo Senador Eduardo Suplicy (PT/SP) que proíbe políticos de serem donos de veículos de radiodifusão. Para ele, isso causa um "desequilíbrio democrático", além de ter a promoção do próprio político.

O projeto que ainda está na fase da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, ainda irá promover vários debates sobre o tema. No entanto, a lei esbarra nos próprios legisladores (deputados e senadores), pois vários são proprietários de emissora e deverão votar em causa própria...



Blog do Bom-dia Cidade

Em breve o radialista Cláudio Chiesse estará lançando o seu blog, com os principais assuntos abordados em seu programa: O Bom-dia Cidade - Que vai ao ar de segunda à sexta-feira a partir das 06h pela Rádio Cidade do Aço FM. O blog ainda está em fase de construção e o endereço é http://www.claudiochiesse.blogspot.com/



Manifestação anti-Neto ganha força no Facebook

Inspirados nas recentes revoluções ocorridas no Oriente Médio, que começaram nas redes sociais e acabaram derrubando ditadores de vários países importantes como Egito e Líbia, um grupo de Volta Redonda resolveu apostar no Facebook para manifestar sua indignação com o atual prefeito de Volta Redonda, marcando um protesto para o dia 07 de setembro, em frente ao Palácio 17 de Julho (sede da Prefeitura). O movimento intitulado "Campanha: NETO, VR não é sua. VR é nossa!" já conta com cerca de 850 adeptos. Para saber mais clique aqui.


Mancada da Rádio Globo

Semana passada a Rádio Globo pagou um verdadeiro "mico" jornalístico. É que, por conta de um assunto palpitante do momento, envolvendo uma mulher que possui um blog e deseja fazer sexo com 100 homens até o final do ano. Na ânsia por entrevistar em primeira mão a blogueira, a produção do Show do Antônio Carlos entrou em contato com uma outra mulher, pensando ser a verdadeira Letícia Fernandes: Não era - A falsa Letícia colocou várias informações que deturpavam o sentido original ao qual se propunha a verdadeira. A Rádio Globo se retratou mais tarde, mas o mico já estava pago... e bem pago.
O Blog da Letícia é: http://www.cemhomens.com/

Clique aqui para ouvir a falsa entrevista