sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Jornalismo da Band é superior ao da TV Rio Sul

Desde quando Adriano Lizareli assumiu a gerência de jornalismo da TV Bandeirantes de Barra Mansa, após anos na bancada do RJTV da TV Rio Sul, o jornalista assumiu um compromisso de transformar o jornalismo da emissora, afim de dar maior credibilidade ao canal.
A TV Bandeirantes de Barra Mansa passou por duas transições nos últimos anos: A primeira, quando foi repassada do Sistema Sul-Fluminense de Comunicação ao grupo de Daniel Azugaray (Editora Três), e a segunda, ao ser repassada para o próprio grupo que gere a Rede Bandeirantres.
O que se tem visto nesses poucos meses de gestão de Lizareli é uma grande evolução e já dá pra se dizer que o jornalismo da Band é superior ao da TV Rio Sul.
Enquanto o departamento de jornalismo da afiliada da TV Globo em Resende parece estar vivendo um momento de cortes no orçamento, com redução de externas e inclusão de plantões direto da redação sem qualquer produção compatível com os padrões globais (Repórter ao Vivo), além de promover jornalistas sem grande experiência de vídeo à reportagens externas e até mesmo ancoragem de jornalísticos, a Band BM esbanja-se em novos programas jornalísticos e envia equipes para vários cantos do estado onde a emissora possui alcance, que aliás, chega a cerca de 70 municípios.
Atualmente, além do Band Cidade, que substitui jornalísticos locais que já fizeram parte da grade da emissora como Jornal Regional e Jornal do Rio, nesses últimos meses foram implantados outros programas como o excelente Acontece Regional que vai ao ar todas as manhãs, e o Boa Tarde Interior, comandado pelo experiente radialista Uiara Araújo.
Outro destaque do jornalismo Band é o Entrevista Coletiva, comandado pelo próprio Lizareli, que vai ao ar aos Sábados às 20h15 e é um programa, pelo seu enfoque, pioneiro na região.
A TV Rio Sul já teve seus bons momentos no jornalismo local, quando exibia programas como o Rio Sul Debate e os plantões jornalísticos durante a programação, feitos com links ou matérias externas. Hoje se tem a impressão de que seus profissionais estão jogados às mínguas, fazendo jornalismo sem primar pela qualidade técnica, elemento fundamental para a televisão.
É fato que a TV Rio Sul carrega um grande crédito já que está há 20 anos no mercado regional, buscando evoluir conforme os parâmetros de sua matriz e por muito tempo mostrou ter um jornalismo mais bem elaborado que de seus concorrentes, mas de uns tempos para cá, a coisa parece estar mudando.

53 comentários:

  1. a tv rio sul pareceu q parou no tempo ms, a começar pelos estudios do RJTV,reportagens com link ao vivo é é sempre em volta redonda, naum importa a cidade,as vezes o cidadao tem q ser de resende,vassouras,valença pra vim pra Volta Redonda.
    parou no tempo ms

    ResponderExcluir
  2. As duas unidades móveis da Rio Sul são divididos entre Resende e Volta Redonda, mas sempre ficam nos mesmos lugares. Resende- Parque das Águas, entrada da cidade e calçadão. VR - Praça da Prefeitura e Vila.
    O problema, que chega a ser piada geral, são aqueles "eventos" esportivos deles que tratam como se fossem coisas relevantes... Só se for para faturar com patrocínio. O mundo pode estar acabando nas cidades que eles ficam falando do tal futsal, copa disso e daquilo... Por outro lado, tem eventos decentes como o Canta Rio Sul, o Salão de Artes e o prêmios da Publicidade...

    ResponderExcluir
  3. O futsal já foi bom no início, isso a mais de 15 anos. Hj em dia nao tem mais apelo. Sem contar que a qualidade dos reporters são muito fracos. Saiu o Lizareli q era fera, saiu a tatiana brasil que hj ta na record e aquele Henzel que falava de esporte. agora tem aquele Gavazi muito fraquinho. fora aquele pessoal de manha do Reporter ao vivo, parece q nunca virao uma camera. Ralmente o jornalismo da Band tá muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Se o jornalismo da Band é melhor que a TV Rio Sul, em contrapartida a qualidade e a imagem é péssima
    aqui em Barra do Piraí, mesmo no centro, o sinal é fraco e a imagem é toda torta, além da cor ser muito forte.. lembrando que vira e mexe fica uma mensagem " sem sinal "
    é uma pena.. pois nos tempos de TV Sul Fluminense a imagem e o som era muito melhor.

    ResponderExcluir
  5. e o cenario do RJTV a Globo ja mudou a mto tempo e a Tv Rio Sul continua com aquele.
    realmente o futsal era bom,agr ta fraco d+.............
    a band ta melhorando agr,pois nos tempos da TV SUL FLU,era engraçado d+ na hr do intervalo,parecia q nada era cronometrado,eu dava altas risadas.

    Denis

    ResponderExcluir
  6. Foi com surpresa e satisfação que li o texto e os comentários acima no "Radialistas do Sul Fluminense". Obrigado pelos elogios e também pelas críticas. Tenham certeza que a "Afiliada da Globo" tem excelentes profissionais, prontos há anos, para mostrar o talento que tem. Com relação à Band Barra Mansa, estamos buscando inovação com verdade, honestidade com ousadia e criatividade com simplicidade. Temos ainda muito o que corrigir, por isso as verdadeiras críticas são bem vindas. Por favor, nos ajudem a construir a NOVA BAND do interior do estado. Ass. Adriano Lizarelli - Gerente de Jornalismo da Band Barra Mansa entrevistacoletiva@band.com.br aconteceregional@band.com.br boatardeinteiror@band.com.br

    ResponderExcluir
  7. O jornalismo da Band esta respaldado em grandes nomes como vanessa outeiro, uma das melhores produtoras que a Rio Sul ja teve e Aline Franco talento revelado recentemente como apresentadora.Merito pro Uiara Araujo e os estagiarios que ganham pouco bem menos que a concorrente. O salario desanima e a concorrente se faz ... todos da aarea sabem disso.

    ResponderExcluir
  8. sou a favor da concorrencia leal,naum a desleal.
    com essa nova band,nos teremos mais noticias das nossas cidades o que pra gente é mto bom.

    ResponderExcluir
  9. Nota do Blog: Destacamos as palavras do jornalista Adriano Lizarelli enfatizando o fato de que realmente a TV Rio Sul possui excelentes profissionais. As críticas mencionadas no artigo são voltadas às questões gerenciais, que parece estar vivendo um momento de corte de custos, caminhando na contramão de uma linha (Padrão Globo) que sempre primou pela busca da qualidade plena em seus produtos audio-visuais. Que nossas críticas e observações, comentadas e analisadas pelos nossos leitores, possam nortear os produtores de conteúdo em rádio e TV na região, para que busquem sempre a qualidade em suas produções.

    ResponderExcluir
  10. o canal 10 vem caindo de produção sim,tem q o RJTV mal tem noticia,ai ficam enrolando nos estudios aki de vr,eles chamam o pessoal d 3 rios,ai o reporter fala por 1min e meio,volta pra resende e ela acaba xamando materia de 3 rios,sendo q o reporter la poderia fz issu.

    ResponderExcluir
  11. Nossa .... Em que planeta vive a pessoa que postou esse texto? E as que comentaram? A qualidade da emissora afiliada da Globo e infinitamente maior do que a da Bandeirantes. Não entendi nada aqui ....

    ResponderExcluir
  12. Eu não acredito ainda q o jornalismo da Band esteje melhor que o da tv rio sul mais realmente tem caido muito a produção da rio sul, aquele noticiario de manha que nao da menos de um minuto nos intervalos é muito mal feito, parecendo q é o pessoal do cafezinho que liga uma camera numa sala da tv rio sul e sai filmando os jornalistas que nem aparecem nas outras reportagens. A band melhorou muito de uns anos pra ca mais ainda precisa melhorar em varias coisas, mais tá chegando na cola da toda poderoza Rio sul.

    ResponderExcluir
  13. Na Band a galera trabalha por um salario miseria. Na Rio Sul se tem salario bom e melhores profissionais.Teve gente que saiu de la porque ninguem aguentava seu jeito arrogante, deixa ele mostrar as garras na Band. Vai todo mundo sair correndo. Queria ser uma mosca pra ver o departamento de jornalismo com este chefe. Motivo de muita chacota aqui na concorrente . Bom, esperarsentado para ver a Band desbancar a Globo!

    ResponderExcluir
  14. Adriana LIzarelli nao sei se trabalha bem, mas a Vanessa Outeiro mandou muito bem na Rio Sul e como assessora do primeiro escalao na prefeitura de Volta REdonda, onde foi secretaria de comunicacao. Jornalista com experiencia em chefia e muitos contatos . Sabe de producao muito bem. E conhece cada buraco da cidade. Trabalhei com ela e me orgulho disso. Ass. Lara M.!

    ResponderExcluir
  15. pelo q eu entendi aqui, estamos falando da qualidade de jornalismo naum de imagem.
    Realmente se tratando de imagem a Rio Sul da de 100 a 0 na Band,tanto que a Rio Sul ja tem ate Sinal em HD,agr se tratando de Joranlismo a Band deu uma melhorada sim,e em contramão a Rio Sul deu uma piorada.

    ResponderExcluir
  16. Adriano Lizarelli para mim é um jornalista como ninguém, um cara de competência, caráter e acima de tudo humildade. Tô pra falar, que quem perdeu muito foi a outra emissora. Sou seu fã Adriano Lizarelli. Mostra pra esse povo DESPEITADO que você é o cara!
    Arrogância mesmo, existe por parte do outro gerente, nem para mostrar as caras ELE é capaz... Pronto falei!

    ResponderExcluir
  17. Difícil vai ser a band desbancar a globo pq como ja diz o proprio Silvio Santos, doutor inquestionavel qdo se trata de telvisao no Brasil a Globo é um muro e ninguem consegue desbancar. Ela ta milhoes de anos na frente, o que dá pra fazer é ganhar em alguns momentos e eu acredito q é nesse ponto que pode rolar uma diferença. o jornalismo da TV Rio Sul (nao da Globo Brasil) está muito fraco mesmo. É vergonhoso ver aquele jornalzinho de manhã com o cara falando uma reportagem de menos de um minuto e olhando na tela do computador. Eu nunca vi aquilo em jornal nenhum de televisao. Nem reportagem de rua tem nessa hora. Fora quando aparece aquele reporter de Angra dos Reis com imagem de webcam, parecendo que tá cobrindo guerra no iraque sem acesso a tecnologias mais viável. Ta parecendo que a TV Rio Sul ta se fazendo valer do seu nome sem se preocupar com a qualidade, mas se bobear o bicho pega.

    ResponderExcluir
  18. Seria trágico se não fosse cômico!

    Estatística indica, e não é necessário muita inteligência para se observar isso, que 80% dos comentários de elogios acima foram feitos pelos próprios mal resolvidos profissionais da Band...

    Gente, pode chorar a falta de capacidade para trabalhar em uma grande e competentissima emissora como é a afiliada da Rede GLOBO do sul do estado.

    Aos sem conteúdo, como os alucinados por um mero novo cenário, aprendam a desenvolver texto com teor informativo, aliás, essa deveria ser a primeira vertente de qualquer "Bom" jornalismo: CONTEÚDO. Os componentes visuais oculpam sempre o segundo plano e na hora certa são inceridos.

    Mas enfim, paro por aqui minha aula de hoje para vocês "bandistas", aspiras de um bom jornalismo.

    Ainda precisarão suar muito para alcançarem a enorme distância, fruto de um bom trabalho, chamada audiência. Essa sim é a maior veracidade jornalistica do sul do Estado.

    Boa sorte,
    GLOBAL

    ResponderExcluir
  19. Cara a Tv Rio Sul Ta Se Valendo em Nome apenas,huahuahu e aquela imagem de web cam hauhahauhauh,Deivison ate a Tv Aljazeera tem imagem melhor ahauahuahua,e quando começa o RJ TV q eles falam 10 dias e 9 naum tem imagem,só tem imagem se a noticia for do dia anterior,ou se acontecer algo tipo umas 10hrs da manha,é bom eles abrirem o olho ms.
    agr avisem la na rio sul q a hr certa de mudar o cenario ja passou,pois a maioria das emissoras ja mudou,ou sera q a hora certa nunca vai xegar
    aahuhaahuhuauah

    Denis

    ResponderExcluir
  20. engraçado o cenario é tão segundo plano, q a globo vira e mexe muda o cenario,esse q eles estao utilizando é de 2005,fora a escalada do RJTV.
    é como o radio da nossa região,se faz por nome coloque um concorrente a altura pra v o q acontece.

    Denis

    ResponderExcluir
  21. Eduardo Assis Taveira (B. Mansa)25 de agosto de 2011 às 11:35

    Opa. Eu não sou bandista nem global. Sou telespectador, amigo.
    Fico espantado como tem gente que fica nervosa quando é criticada. O blog tá apontando pra uma realidade que todo mundo aí tá vendo e só vcs querem encobrir.
    Eu adoro a Globo, assisto a maioria dos seus programas mas a verdade é que o jornalismo está mal das pernas sim e não é porque o da Band é melhor, já que tb tem suas limitações, mas o da Rio Sul ta caindo de qualidade.
    E se você é algum profissional do jornalismo da Rio Sul, é melhor ter cuidado, pois comete erros de português horrorosos: OCUPAM e não OCULPAM. INSERIDOS e não INCERIDOS. Caro "Global", até agora não vi que aula você está dando, mas fique com a minha aulinha básica de português ok. Ah, e eu tô assinando, ao contrário de muitos que não tem coragem.

    ResponderExcluir
  22. parece q o nosso amigo e fanatico pela globo,ao contrario dos outros aqui, q apenas colocaram suas opinioes como telespectadores.

    ResponderExcluir
  23. Bom, alguém que escreve inCeridos com "c" não merece qualquer credibilidade(ponto final). Mas vejam só! Uma mosquinha me contou que segunda feira o rjtv estréia em novo "vizú".. vai ter gente em pé apresentando o jornal, quicando de um lado pro outro... e olha que "curioso": um novo cenário pode surgir por aí, do "além"... Ai, ai...piada.com. Pronto. Pode ficar feliz agora, global! Não vão ter mais o que falar da sua amada emissora plin plin...nem cenário vai ser desculpa! rs

    PS (psiu, você mesmo): e já que é pra manter o "anonimo", vamos nos preservar..Porque do jeito que tem gente nervosa, posso até apanhar. rs

    ResponderExcluir
  24. Fala mal da Rio Sul, mas ninguém assiste Band!! Sua tv está ligada agora? APOSTO que é na GLOBO!!

    ResponderExcluir
  25. é Moura esse papo rendeu heim. kkkkk

    ResponderExcluir
  26. A Rio Sul sempre foi muito lenta. Até hoje não tem canal em satélite!!!
    Desde que inaugurou naquele prédio do Campos Elíseos que ela ensaia um jornal de verdade. De bloco em bloco do RJTV, hoje já preencheu a grade, mas falta conteúdo...
    Saudades do bom e velho Jornal Regional, com imagem pálida, caracteres toscos, sem sincronismo com a Band, sem link ao vivo, mas notícias dadas de forma completa.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. hauhuaau
    ontem eu vi a chamada do RJTV 1ed.
    e agr com essa noticia de cenario novo pq sera hein ?

    ResponderExcluir
  29. amigo ning aki ta discutindo se a band é melhor ou a tv rio sul é melhor,todos sabemos q a band pra encostar Tv Rio Sul ainda falta mto, mas é de se notar q a Band BM esta afim de crescer tb e qm sabe um dia encostar na Tv Rio Sul.

    ResponderExcluir
  30. Pra não ficar de fora, deixa eu meter a minha colher: Ninguém falou da Programação da GLOBO, que é ótima. Nós estamos falando é do RJTV da RIO SUL que querendo ou não caiu muito.As perguntas das entrevistas são de uma pobreza.E como falou o Deivison, aquele cara de Angra com aquela Webcam é ridículo, se falasse só "por telefone" ficaria muito melhor.Querendo ou não, o Jornalismo da Band BM é muito melhor que o da TV RIO SUL, que só não perdeu (ainda) a audiência, graças a força que a GLOBO tem.

    ResponderExcluir
  31. Esse nosso amigo se exaltou nao sei pq,apenas comentamos sobre tal assunto.

    Denis

    ResponderExcluir
  32. o Rio Sul Deabte era mto bom.

    ResponderExcluir
  33. TV RIO SUL Seu Jornalismo, voltado para questões sociais e culturais, mantém ao longo desses anos, informados e atentos, um público superior à 1.100.000 habitantes.

    ResponderExcluir
  34. JORNALISMO BAND BARRA MANSA ??????????????????????????

    ResponderExcluir
  35. Pelo Amor de Deus , seu gerente de jornalismo da Band. Substituiu o Uiara foi terrivel kkkkk ri muito kkkk vc devia colocar uma melancia na cabeça ia ficar melhor. Conheço suas limitações e dúvido que voce faça este deparamento andar sozinho igual a materia que voce publicou neste conceituado blog. Devia dar creditos aos servisais seus isso sim. Humildade que voce nao tem, por isso saiu daqui .

    ResponderExcluir
  36. Anônimo. Se é pra falar da população TOTAL da área de cobertura, a da BAND BM é muito maior, JÁ QUE ELA COBRE TODO O INTERIOR DO ESTADO.E não adianta chiar: O JORNALISMO DA BAND BM É SIM, MUITO MELHOR.

    ResponderExcluir
  37. É, tá dando pra ver porque que o RJTV caiu tanto> servisais? deparamento? A TV Rio Sul, devia manter um Mobralzinho para os seus colaboradores.Será que o Arnaldo sabe disto? Duvido.

    ResponderExcluir
  38. ahahahahahah
    Deparamento hauhuhahahu
    meu caro amigo aceite os fatos
    a Band BM vem ai com tudo
    é só questão de tempo
    e digo mais se a Record tb colocar uma emissora local ai sim quero ver.
    hauahhuauhuu

    Denis

    ResponderExcluir
  39. voces são um bando de modista isso sim
    pago pra ver se a Band vai aguentar competir de igual pra igual com a Tv Rio Sul,a Rede Record tentou o ms com a Globo e ja mostra sinais de que é uma coisa impossivel, de que adianta pegar em muitas cidades se nao tem qualidade nem conteudo,uma emissora que vende seus horarios locais para IURD rsrsrsrsrs,axo que esse blog deveria imparcial e publicar a verdade,dizer que a TV Rio Sul é a unica emissora de verdade do sul do estado com qualidade em jornalismo.
    nao ficar noticiando coisas e fazendo a cabeça das pessoas contra a Tv Rio sul.

    ResponderExcluir
  40. O Nader se gabava da Tv Sul Flu ser a primeira emissora de tv do sul do estado,que tinha a maior antena de Transmissão do sul do estado,e no final das contas entregou os pontos e repassou a tvzinha dele para um grupo,grupo este que ja repassou para outro grupo hahahahaha.
    enfim modistas fiquem com tvzinha de voces e podem da bastantes risadas,mas como diz o ditado quem rir por ultimo rir melhor hahahaha.
    gostaria de pedir ao administrador do blog que colocasse os numeros de audiencia entre as tv,pra naum ficar covardia pode colocar só o horario local,de 12:30 ate 12:50,e de 19:00 as 19:30.

    ResponderExcluir
  41. A TV Rio Sul é Cheia de defensores hein
    hahahahahaahaha

    Denis

    ResponderExcluir
  42. Caros a igos, certa vez fui entrevistado por esse adriano. Nao acreditei. Ele fala tudo errado,sera que escreve correto?Tenho minhas duvidas. Ai,um dia fiquei sabendo dentro de uma pizzaria aqui de Resende que ele foi mandado embora da Rio Sul, porque maltratava as pessoas, colegas de trabalho. O Arnaldo na hora viu e mandou ele emboara. Ora, tenho certeza que a Band nao sabe em que furada se meteu. Acorda ai gente da Band enquanto e tempo ! Porque ler.escrever todo jornalista tem que saber , agora ser humilde todo ser humano deve ser!

    ResponderExcluir
  43. Gosto bem mais do Band Cidade da Band do que o RJTV da noite. Ele tem muita mais conteudo e uma linguagem excelente. Parece que quem faz ele se preocupa muito com os detalhes, os textos sao legais...Gosto muito.Parabens!

    ResponderExcluir
  44. eu prefiro o Jornalismo da Tv Rio Sul

    ResponderExcluir
  45. RJ TV tem o foco na notícia regional. Com reportagens e entradas ao vivo, de segunda a sábado debatemos os problemas da região em parceria com o telespectador. O RJ TV tem a apresentação de Juliana Souto e Kenia Pinheiro.

    ResponderExcluir
  46. É POR ISSO QUE EU NÃO ASSISTO NENHUMA DAS DUAS, EU COLOQUEI TV Á CABO QUE É MUITO MELHOR!!!!!ÁS TVS BRASILEIRAS NÃO TEM PROGRAMAÇÃO BOA É FAUSTÃO XUXA GALVÃO BURRENO E AFFF É SÓ LIXO.

    ResponderExcluir
  47. NA VERDADE A QUESTÃO NÃO É QUE A BAND É MELHOR OU PIOR. O FATO É QUE AS TV RIO SUL, ESSA SIM, VISIVELMENTE ESTÁ PIORANDO. É INEGÁVEL QUE OS PROFISSIONAIS DA TV RIO SUL ESTÃO MAIS BEM PREPARADOS QUE OS DA BAND... A GLOBO EXIGE ISSO DELES!!! MAS A TV RIO SUL PARECE ACOMODADA, ELA CARREGA O NOME DA GLOBO E PARECE QUE ISSO LHE BASTA. NÃO É ASSIM... A BAD TEM A VONTADE, O DESEJO DE CRESCER E ISSO A TORNA MAIS DINÂMICA, MAS AINDA NÃO É MELHOR NÉ?? ESSA MUDANÇA NA BAND SE DEVE AO ADRIANO LIZARELLI CERTO? E ONDE ELE SE FORMOU COMO PROFISSIONAL?? APRENDEU TUDO NA GLOBO E ISSO NÃO TEM COMO NEGAR. GENTE, A GRANDE DISCUSSÃO É QUE TEMOS DUAS EMISSORAS E ELAS PRECISAM PREZAR O BOM JORNALISMO... QUEM GANHA SÃO OS TELESPECTADORES. A BAND ESTÁ DE PARABÉNS SIM.... E À TV RIO SUL A ÚNICA COISA A DIZER É QUE ACORDE, QUE VEJA QUE TUDO EVOLUI... OS PROGRAMAS SÃO ANTIGOS, COM LINGUAGEM ANTIGA.. VAMOS MUDAR TUDO NA GLOBO MUDOU A GENTE VÊ ISSO!!! TV RIO SUL MUDE PARA NÃO PERDER.. ESSA SIM É A DISCUSSÃO.. FICAR ATACANDO UM E OUTRO NÃO LEVA A NADA... AS TVS PRECISAM ENCONTRAR O BOM JORNALISMO ISSO SIM

    ResponderExcluir
  48. A Band é uma porcaria assim como a TV Rio Sul e seus semi repórteres. Quem cai na Band só saí de lá para a aposentadoria. O Uiara Araújo é o cara mais chato do Brasil. Ele irrita qualquer um com aquela voz ridícula e seus trejeitos de vendedor de livros. Além de cafona ele se acha o tal. Nem para cantar bingo eles querem mais ele. Big Sorte Feliz de nós.

    ResponderExcluir
  49. O pessoal que não consegue trabalhar na TV RIO SUL como meu cunhado vai bater na porta da BAND. Assim como os demitidos cujas as portas da vênus platinada se fechou. Como é o caso deste reporter decadente.

    ResponderExcluir
  50. Como tem gente INVEJOSA neste mundoooooo, meu Deus!
    É isso aí BAND cada vez mais vocês estão se superando. Eu amo ver os telejornais, a onde eu consigo ter as informações concretas. Parabenizo o grande gerente de jornalismo Adriano lizarelli por sua competência e diplomacia.

    ResponderExcluir
  51. A TV Rio Sul cobre 24 municípios fluminenses, mas parece que só cobre Volta Redonda e Resende, imagens de rodovias, só a Dutra, parece que esqueceu a 393 e a 040, e também parece que esqueceu as pequenas cidades como Paracambí, Sapucaia, Piraí... e também as grandes cidades como Barra do Piraí, Barra Mansa e Três Rios, hoje ela tem sinal de satélite e só pega na Oi Tv, inaugurou o sinal HDTV só para B. Mansa, Resende e V. Redonda! Absurdo, esqueceu o resto da região!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.