quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

88 FM pode ampliar seu sinal em 2011

Após movimentar o mercado radiofônico na região com a divulgação de pesquisa que coloca a emissora evangélica do bairro Limoeiro na liderança absoluta de audiência, parece agora que a emissora quer estender seu alcance para outras praças.
Segundo informações de pessoas ligadas diretamente a direção da rádio 88, a emissora solicitou à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), ampliação de seu sinal para 30 kilowats de potência.
A emissora estaria aguardando somente a autorização do governo, para começar a investir nos equipamentos que subsidiarão tal empreitada.
Com o aumento da potência, a Rádio 88 pretende melhorar a qualidade de seu sinal em algumas cidades do Sul-Fluminense onde ela chega com dificuldade, além de alcançar outras em cidades importantes do interior do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Balanço do Blog em 2010

O blog "Radialistas do Sul Fluminense" chega ao final de mais um ano levando aos seus leitores/radionautas um balanço geral sobre as suas atividades.
Um grande avanço observado em 2010 foi, sem dúvida, o quadro de monitoramento disponiblizado pelo blogger, onde podemos avaliar o crescimento do blog mês à mês, dia a dia.

Neste ano foram publicadas 65 postagens e, desde que o blog passou a ser monitorado oficialmente em julho, tivemos quase 4.000 acessos, obtendo um crescimento gradativo sendo:
Julho - 268 acessos - média de 8,7 por dia
Agosto - 291 acessos - média de 9,4 por dia
Setembro - 355 acessos - média de 11,8 por dia
Outubro - 607 acessos (época da mudança do layout do blog) - média de 19,6 por dia
Novembro - 1102 acessos - média de 36,7 por dia
Dezembro - 1362 acessos (até o fechamento deste post) - média de 48,6 por dia - pico de 82.

Esse crescimento gradativo no número de acessos se deveu a alguns fatores fundamentais como:
Implantação da Galeria dos Radialistas, que será incrementada em 2011 com a história profissional dos radialistas.
Publicação da programação de todas as emissoras de rádio da região. Algo até então inédito.
Informações relacionadas aos bastidores do rádio regional.
Mudança do layout do blog, com uma interface de website.

Nosso objetivo para 2011, é continuar a publicar notícias de grande relevância ao público que segue o blog, além de implantar novos dispositivos que o incrementem ainda mais.

Tenham todos um Feliz Ano Novo.


Ranking das Postagens mais acessadas:
1° - Emissoras de rádio estariam a venda no Sul-Fluminense 169 Visualizações
2° - Cláudio Chiesse: Talento em qualquer estilo 122 Visualizações
3° - Ricardo Gama: Irreverência no FM 96 Visualizações
4° - Novidades do Blog 80 Visualizações
5° - Confira a Programação das Rádios da Região: 74 Visualizações

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Projeto compensa 4.000 rádios por horário eleitoral

Está na mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à espera de sanção, um projeto que estende a cerca de 4.000 pequenas emissoras de rádio a compensação tributária pela cessão de tempo para propaganda de candidatos e partidos. Essa compensação, atualmente, só beneficia as grandes emissoras, que pagam Imposto de Renda, e não as enquadradas no Simples - sistema pelo qual as pequenas empresas recolhem seus tributos.




Se a medida, aprovada pelo Senado no início do mês, for sancionada por Lula, o ressarcimento para as empresas em 2011 subirá de R$ 217 milhões para um valor ainda indefinido. "O impacto financeiro não será grande, provavelmente ficará em torno de R$ 3 milhões por ano", disse Luís Roberto Antonik, diretor-geral da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). "Época de eleição é horrível para o rádio", disse Antonik. "Quando entra a propaganda, a audiência desaba, e demora muito para se recuperar quando volta a programação normal. O faturamento com publicidade cai muito." A Receita Federal é contra a extensão do benefício - mais por dificuldades para fiscalizar as emissoras que pelo volume da renúncia fiscal, segundo Antonik.



É a segunda vez que as pequenas rádios tentam obter o benefício - na primeira vez, Lula vetou a medida, orientado pela Receita. Na nova tentativa, parlamentares inseriram um "contrabando" na Medida Provisória 497, que, com vistas à Copa de 2014, tratava da criação de um regime especial de tributação para a construção e reforma de estádios de futebol.



Fonte: O Estado de S.Paulo

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Vem aí o nosso site

2011 vem chegando e com ele sensacionais novidades também irão surgir. Principalmente com a transformação de nosso Blog em website.
Já está sendo desenvolvido o nosso portal na internet e em breve vocês vão ficar sabendo de muitas novidades.
Continuaremos a levar informação aos nossos radionautas buscando sempre apurar os fatos, além de áudios e vídeos históricos que ajudaram a construir o movimento radiofônico na região e até no Brasil.
A estréia do novo site está prevista para fevereiro.
Com isso, estaremos gradativamente extinguindo as atividades do blog, com sua definitiva exclusão prevista para junho do ano que vem.

Palco Sul FLu - Madame Zero

A partir de hoje, toda sexta-feira o nosso blog estará homenageando os artistas da região, exibindo vídeos de suas apresentações ou videoclipes.
Para estrear esse espaço, trazemos o som pop da Banda Madame Zero que passou 2010 por um grande amadurecimento em sua carreira, lançando seu primeiro álbum oficial. Grande parte das músicas desse álbum inclusive fizeram ou fazem parte da programação das principais estações de rádio da região. Menina que ama é uma delas, que inclusive virou clipe e foi exibido até na MTV. Camila Nobre e Cia estão mandando muito bem. Confiram:

Rádio 88 FM comemora 16 anos com mega show


Para comemorar 16 anos desde que começou com um novo projeto introduzindo uma programação direcionada ao público evangélico, a Rádio 88 promove um grande show com diversos artistas de destaque da música gospel nacional neste sábado, dia 18, a partir das 16 horas na Ilha São João em Volta Redonda.
Entre as atrações estão vários artistas e bandas da região, além de William Nascimento, Banda Resgate, Ao Cubo, Apocalipse 16, PG, André Valadão, Bruna Carla e Fernandinho.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Profissionais questionam resultado de pesquisa

Na semana passada este blog publicou uma nota divulgando o resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto INFORMA sobre a audiência das rádios em Volta Redonda. A pesquisa foi encomendada pela Rádio 88 FM (88,3) (que inclusive já teria encomendado pesquisas do mesmo instituto em ocasiões anteriores) e colocou a emissora evangélica não só em primeiro lugar, como também com quase o dobro da preferência dos ouvintes, se comparada à segunda colocada, a Rádio Cidade do Aço FM (103,3).
Alguns profissionais de comunicação da região que preferiram não ter suas identidades reveladas por questões óbvias, questionaram o resultado da pesquisa.
Um publicitário de grande destaque na região apontou o primeiro erro que tira a credibilidade da pesquisa totalmente: A própria rádio que aparece em primeiro, ter encomendado a pesquisa, o que viciaria o resultado. Ainda mais se tratando de um instituto que mantém relações políticas com o dono da emissora há bastante tempo.
Já um locutor de rádio também bastante conhecido, discorda da forma como a pesquisa foi concebida, pois deveria determinar os índices de audiência por horário e não criar um questionário dando ao entrevistado apenas a oportunidade de escolher uma emissora de sua preferência: " Ela não levou em consideração que um mesmo ouvinte escuta uma determinada rádio pela manhã e à tarde ouve outra. Isso não é pesquisa de audiência". Indagou.
Outro motivo de grande discórdia por parte dos profissionais de rádio que questionaram o resultado da pesquisa, é o fato do número percentual de predileção pela Rádio 88, que é uma rádio evangélica, ser incompatível com o número de pessoas que se declaram praticantes ou simpatizantes por religiões evangélicas em Volta Redonda.
Esse assunto ainda vai render...

domingo, 12 de dezembro de 2010

Mais detalhes sobre as novidades do rádio na região

Como noticiamos no início da semana, algumas novidades devem movimentar o mercado radiofônico da região no próximo ano.
Quanto ao projeto de reestruturação da Rádio do Comércio AM (1450), ficamos sabendo da mudança do parque transmissor que fica as margens da Via Dutra e viria para o bairro Belmonte às margens do Rio Paraíba do Sul na divisa com Volta Redonda.
Já quanto a 920 AM de Volta Redonda, que atualmente transmite programação da Igreja Universal e passará a fazer parte da Rede Record News de Rádio no ano que vem, terá seu sinal ampliado da 10 kilowats de potência. O bispo tá investindo pesado...

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Presidente Lula derruba regulamentação da profissão de DJ

“A Constituição Federal, em seu art. 5o, inciso XIII, assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, cabendo a imposição de restrições apenas quando houver a possibilidade de ocorrer algum dano à sociedade.”


Com essa justificativa, o presidente Lula puxou a tomada no projeto, já aprovado, que regulamentaria a profissão de DJ. O veto do presidente foi integral e apoiado pelos ministérios do Trabalho, da Justiça e da Cultura.

A proposta foi apresentada em 2007 pelo ex-senador Romeu Tuma (que morreu este ano), representando a entidade paulista Sindecs (Sindicato dos DJs e Profissionais da Cabine de Som).

A regulamentação da profissão era um assunto altamente polêmico no meio dos DJs. Havia uma séria falta de comunicação entre os autores da iniciativa e a cena como um todo. E, como boa parte dos DJs (e agentes, empresários, donos de casa noturna etc) sabia pouco sobre o projeto, pairava grande desconfiança das consequências dessa regulamentação.

Muitos, como eu, temiam o engessamento e a burocratização de um mercado que há anos funciona bem na base do auto-gerenciamento. Não parecia haver necessidade de órgãos reguladores e controladores. E outra: quem controlaria os controladores?

Os responsáveis pelo projeto sempre insistiram que sua intenção principal era fornecer segurança social a milhares de DJs que trabalham como empregados de casas noturnas. O que é perfeitamente justo e louvável.

Mas não é o bastante para compensar a falta de clareza com relação a muitos pontos, a baixa representatividade do Sindecs no meio e os riscos da concentração de poder nas mãos de auto-nomeados “reguladores”.

Com tantas dúvidas, o melhor lugar para essa lei, por enquanto, é na gaveta.

Fonte: Bate Estaca

DJ Sérgio Mamma ataca de blogueiro

Prova de que a internet tem se tornado uma ferramenta cada vez mais indispensável na comunicação do mundo atual, o DJ Sérgio Mamma (coordenador artístico da Rádio Sociedade e produtor de eventos) resolveu se lançar na blogosfera.
Seu blog faz parte de um projeto do Jornal Aqui que reuniu outras personalidades regionais, cada uma com seus blogs e assuntos diversos.
Em "Noite & Busines", Mamma fala sobre as novidades da música eletrônica e os eventos que agitam a região.
Leitura obrigatória. Acesse: http://www.jornalaqui.com.br/

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Temporal prejudica transmissão da Sociedade FM

Com o intenso temporal que caiu no último domingo em Barra Mansa, a Rádio Sociedade FM (104,1) teve seus equipamentos danificados. No domingo a emissora ficou fora do ar por várias horas e voltou ao ar na segunda-feira com potência reduzida, dado um raio que caiu sobre o cabeamento de transmissão que fica localizado no prédio da Av. Joaquim Leite (onde está instalada a rádio).
Segundo o departamento técnico da emissora, a situação só irá se normalizar nessa quarta-feira por volta de meio-dia quando será trocado o cabeamento danificado. A operação deve durar algumas horas e provavelmente a rádio ficará fora do ar pelo período da manhã.

Nova pesquisa afirma que 88 FM segue na frente

Em pesquisa realizada na cidade de Volta Redonda entre os dias 21 e 24 de agosto pelo Instituto Informa e encomendada pela Rádio 88 FM, aponta a emissora evangélica como líder absoluta na cidade com 42% da preferência dos ouvintes. Em relação à pesquisa anterior, realizada pelo mesmo instituto em janeiro, a 88 aumentou seus números em 7%.
Em segundo aparece a Rádio Cidade do Aço FM (103,3) com 22%. Em janeiro, a emissora popular aparecia com 17%. Em terceiro aparece a Rádio Sociedade FM (104,1) com 12%.
A grande surpresa da pesquisa foi o aparecimento da Rádio Sul Fluminense FM (96,1) com 2%. Na pesquisa anterior a emissora adulto-contempôranea nem foi citada.
Vale lembrar no entanto, que não se trata de uma pesquisa qualitativa de audiência, pois não afere o número de ouvintes que estão sintonizados a cada minuto como ocorre com o IBOPE nas principais capitais, mas vale para avaliação das emissoras quanto suas grades de programação. Confira abaixo um quadro com todos os números e a comparação com a pesquisa anterior:


 
Posição atual
EMISSORA
FREQ.

IA%
1
88 FM
88.3
42
35,18 (1°)
2
CIDADE DO AÇO FM
103.3
22
17 (2°)
3
SOCIEDADE FM
104.1
12
9 (3°)
4
SUL FLUMINENSE FM
96.1
2
NA
5
CALIFÓRNIA FM
99.3
2
1 (5°)
6
SUL FLUMINENSE AM
1390
2
NA
7
REDE ALELUIA
101.5
1
NA
8
COMÉRCIO AM
1440
0,7
0,4 (8°)






OUTRAS

4,8
5

NÃO SABEM/ NÃO RESPONDERAM

6,5



sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Exclusivo: Movimentação nas rádios da região

Segundo informações de fontes exclusivas, duas novidades prometem movimentar o rádio na região nos próximos meses.
A primeira sá conta de que o comunicador e empresário Hilton Alexandre (conhecido por Peninha) teria comprado a outra parte das ações da Rádio do Comércio (1450 AM) e, com isso, estaria criando um ambicioso projeto de investimento para a rádio que já começaria em breve incluindo, entre outras coisas, a ampliação do sinal e mudanças significativas na programação.

A outra informação complementa o que esse blog já vem noticiando nas últimas semanas sobre a implantação da Rádio Record News em Volta Redonda. Pessoas diretamente ligadas ao grupo afirmam que somente a faixa 920 AM será utilizada para a transmissão da nova rádio de notícias, permanecendo os 101,5 com a Rede Aleluia.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Promoção "Mordomia 939" na Real FM

A S.M Company, pousada Encantos e REAL FM estaão realizando uma promoção em que presenteia ouvintes com um fim de semana na Pousada Encantos (Itatiaia/RJ), com direito a café da manhã, piscina, sauna e uma cesta com produtos de beleza.


Para participar da promoção, o ouvinte precisa se cadastrar no site www.realfm.com.br onde se encontra o regulamento completo e todas as informações necessárias.