sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Repórter ao Vivo: Amadorismo na TV Rio Sul


Parece até corte no orçamento, mas o fato é que a exibição do "Repórter ao Vivo" nas manhãs da programação da TV Rio Sul (afiliada da Rede Globo na região) têm apresentado qualidade um tanto quanto duvidosa.
O mini-noticioso, que antes tinha links ao vivo, passando pelas principais cidades da região, agora tem se limitado a fazer um "feed" com a própria redação da tv, seja de Resende, ou de suas sucursais de Volta Redonda e Angra dos Reis.
Além de empobrecer o jornalístico, a emissora utiliza profissionais da produção, ao invés de recorrer ao seu quadro de repórteres. Apesar desses profissionais serem jornalistas, eles passam a impressão de não terem passado por um treinamento específico para se portarem diante das câmeras, dando a sensação de estarem bastante inseguros em suas falas, tornando essas incursões bastante amadoras.
Como se não bastasse, o link de Angra dos Reis é feito com webcam de péssima qualidade, contrariando em muito o tal "Padrão Globo de Qualidade".
Dificuldades técnicas para se fazer um link ao vivo da cidade litorânea são até aceitáveis (embora a concorrente TV Sul Fluminense consiga fazer o link ao vivo com qualidade), mas os links gravados realmente não dá pra entender. Como o avanço da tecnologia, qualquer computador conectado a internet consegue enviar material audiovisual com boa qualidade e sem a menor dificuldade de transferência de arquivos. O será que a TV Rio Sul anda economizando com equipamentos também?
É preciso saber se o Dep. de Jornalismo da Rede Globo tem a real dimensão do que tem acontecido com o jornalismo de sua afiliada por aqui.