quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Cláudio Chiesse: Talento em qualquer estilo


Quem hoje em dia ouve Cláudio Chiesse nas manhãs da Cidade do Aço (103,3), com o seu “Bom-dia Cidade” nem imagina que até poucos anos atrás ele comandava as músicas que "faziam a cabeça da galera" na rádio jovem Sociedade FM. Por vários anos, Claudinho Chiesse (como era chamado) comandou um dos principais horários da Rádio Sociedade, das 10h as 14h, onde apresentava programas como o Hits e o Happy Days. No final dos anos 90, inclinado a mudança para novos ares, Chiesse resolveu apostar no mercado popular e assumiu o mesmo horário que fazia na Sociedade, só que agora na Cidade do Aço FM, logo após a morte do radialista Agnaldo Ribeiro.
No início, Claudinho custou a se adaptar com o novo formato, mas logo foi se familiarizando, até o ponto de criar o famoso bordão “Cê ta feliz???”
Passados alguns anos nesse horário, Cláudio Chiesse tem uma proposta para um novo modelo de programa, diferente de tudo o que ele já havia feito até então. Estava formatado o novo “Bom-dia Cidade”, e Chiesse assume o horário das 6 horas, com uma programação que exclui as tradicionais músicas e pedidos de ouvintes, passando a informar e debater assuntos do cotidiano. Em pouco tempo, o programa atingiu altos índices de audiência segundo pesquisas realizadas na região, colocando Cláudio Chiesse na galeria dos grandes comunicadores, também nesse segmento.

Ricardo Gama: Irreverência no FM


Gama é um locutor que nem se pode dizer ser da velha geração, apesar dos longos anos de carreira, pois ele representa o que há de mais jovem na linguagem radiofônica atualmente. Por outro lado, não se pode dizer que ele é da nova geração, já que são anos de estrada. A garotada da região entende Gama como sendo algo novo no rádio regional, quando na verdade ele já faz isso por aqui há uns 30 anos. Tudo começou na Rádio do Comércio AM, mas sua história como radialista mesmo foi construída na Rádio Sociedade FM. Ricardo Gama fez parte do que se pode considerar de época áurea do rádio jovem na região, nos anos 80, onde trabalhou com grandes feras como Gilson Dutra, Vitor Júnior, Agnaldo Silva, Cláudio Chiesse, Mário Esteves, entre outros.
Foi criador de quadros e programas inesquecíveis da rádio, como Double Dose (que sobrevive até hoje). Na década de 90, foi para o Rio de Janeiro, primeiro na extinta RPC FM e depois pra FM O DIA, onde permanece até hoje como locutor titular.
Como as origens não podem ser deixadas para trás, Gama ainda encontra tempo pra comandar semanalmente o Programa Matinê (Sociedade FM, sábado, 16h), onde toca músicas de bailes (funk, dance e hip-hop) e conversa com os ouvintes pelo telefone com muita irreverência e humor.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Uiara Araújo - 35 anos à serviço do rádio


Hoje vamos falar de mais um grande comunicador da nossa região. Trata-se de Uiara Araújo.
Iniciou sua carreira como operador de áudio na extinta Rádio Siderúrgica de Volta Redonda em 1975. Lá ele também foi repórter, redator e narrador esportivo, onde ficou até 1980.
Sua primeira experiência como comunicador foi em 82 na extinta Rádio Nacional AM de V. Redonda, onde apresentava seu programa das 8:00 as 12:00. Lá também ele foi narrador esportivo.
Em 84 Uiara foi para o Rio de Janeiro onde trabalhou em rádios como as tradicionais Nacional e Tupi.
Em 93, Uiara retorna a região e passa a comandar o "Show do Uiara Araújo" na extinta Radio Stereo Sul de Volta Redonda na parte da manhã, e a tarde estava no comando dos microfones da Rádio Agulhas Negras em Resende.
Em 94, foi contratado pela Rádio Sul Fluminense onde permaneceu até meados deste ano, transferindo-se para a Rádio do Comercio, também localizada em Barra Mansa.
Uiara também já trabalhou em televisão, apresentando programas na TVE, Record e TV Sul Fluminense (Band).

Dário de Paula - Um grande comunicador


Cumprindo nossa missão de também homenagear alguns dos grandes profissionais que fizeram ou ainda fazem história em nossa região, iniciamos as atividades desse blog falando de um grande profissional do rádio: Dário de Paula.
Ele começou sua carreira no rádio ainda muito cedo. Aos 10 anos de idade já era radio-ator na extinta rádio de Volta Redonda chamada ZYP-26 (A Voz da Cidade do Aço). Como aprendiz, conheceu todos os ofícios do rádio: Foi operador, discotecário, programador, controlador de publicidade, repórter esportivo, disc-jóquei, locutor esportivo, redator, gerente de jornalismo e de programação.
Nos anos 70, Dário deixou de lado a paixão pelo rádio e investiu em outras atividades, como a faculdade de administração e o setor de vendas em uma multinacional, mas isso não durou muito tempo e logo ele foi trabalhar no Sistema Sul-fluminense de comunicação.
No início dos anos 80, participou da fundação da Rádio Nacional de V. Redonda e logo partiu para vôos mais altos. Foi locutor de rádios importantes no Rio de janeiro com a Rádio Nacional e Super Rádio Tupi, onde teve a oportunidade de trabalhar com grandes nomes como Luis Penido, Luis Mendes, Edson Mauro, Sérgio Noronha, Cidinha Campos, entre outros.
Em 1990, Dário de Paula retorna a região com o seu "Programa Dário de Paula". A principio na Rádio Stereo Sul e 3 anos mais tarde na 88FM, onde permanece no ar até os dias de hoje, com liderança da audiência.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

No ar... na rede


Olá amigos,

É com prazer que lançamos esse novo espaço para troca de idéias com os radialistas da região sul-fluminense. Aqui contaremos a história do rádio em nossa região, falando das emissoras, dos programas e radialistas que fizeram e fazem a história do nosso rádio.

Sejam bem-vindos.